in

Secretário de Salvador alerta para nova alta de Covid-19 e chance de retomada de medidas rígidas: ‘População precisa colaborar’

O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, alertou para o novo aumento no número de casos e de regulação de pacientes com Covid-19. Nesta sexta-feira (21), ele chamou a atenção para a ocupação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que são porta de entrada dos pacientes na rede.

Segundo Léo, as UPAs voltaram a registrar grande volume de pedidos de regulação de pacientes com coronavírus, desde a queda nos casos da 2ª onda, entre o final de março e o início do mês de abril. Ele explica que, nesta sexta, a capital atingiu seu maior nível de pedidos das últimas semanas.

“As UPAs hoje amanheceram no seu maior nível. Nós fizemos, nas últimas 24 horas, 85 regulações, ou seja, transferimos 85 pacientes, e mesmo assim acordamos com 39 solicitações de regulação. Somando as solicitações das 6h, com as regulações fechadas que nós fizemos, nós vamos para 124 pacientes, o maior nível que já atingimos”.

O secretário chamou a atenção também para o fato de que, com o novo crescimento de casos, será necessário que o prefeito Bruno Reis e o governador Rui Costa determinem a retomadas medidas de restrições mais rígidas, como fechamento de comércio, para conter o avanço da doença.

“A população precisa colaborar, porque senão realmente o governador e o prefeito vão ser colocados em uma posição, que não é de opção, de ter que retomar medidas mais duras. Apesar disso, no dia de ontem [quinta-feira, 20], tivemos uma boa notícia, que foi a diminuição para 81% de ocupação de leitos de UTI [em Salvador]. Porém essa boa notícia não é, na minha visão, uma notícia real, porque o secretário Fábio e o governador abriram mais 10 leitos de UTI no Hospital Couto Maia e elevou o número de leitos de UTI na cidade do Salvador para 789”.

Nos últimos dias, as taxas de ocupação de leitos de UTI para adultos estavam variando entre 85% e 83% em Salvador. O secretário explica que, a queda para 81%, não significa que mais pessoas tiveram alta médica, mas sim que novos leitos foram abertos.

“Caiu para 81%, mas a taxa de leitos de UTI é uma equação matemática simples, onde o numerador é a demanda e o denominador é a oferta. Se você aumenta a oferta, você diminui a taxa. Então o que foi feito? O governo da Bahia aumentou a oferta, ou seja, aumentou 10 leitos de UTI e naturalmente a taxa cai um pouco”.

Agentes da limpeza urbana de Juazeiro paralisam atividades em protesto por vacina da Covid-19

Fiocruz entrega nesta sexta-feira novo lote com 5,3 milhões de doses da AstraZeneca