in

ADAB realiza combate a matadouros clandestinos e maus-tratos a animais na região de Irecê

– “O matadouro irregular foi interditado e nos açougues e mercado municipal foram recolhidos produtos sem selo de inspeção. O selo é uma garantia de que os produtos obedecem às normas e é seguro para a saúde pública”, diz veterinário. –

DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, ADAB, está realizando operações de combate a abatedouros clandestinos e maus-tratos a animais em diferentes regiões do Estado. Em Xique-Xique, “os fiscais desarticularam uma estrutura de abate que utilizava a métodos deploráveis contra animais”, informou nota do órgão, publicada na sua página eletrônica oficial.

Ednilton Brito, gerente do setor de combate ao abate clandestino da ADAB, esclareceu que a operação tem como finalidade, impedir que o consumidor coloque no prato produtos sem inspeção, isto é, sem segurança alimentar. “Uma das equipes de Combate ao Abate Clandestino flagrou um somatório de ações ilegais praticadas em um mesmo espaço, incluindo desrespeito ao bem estar animal com bovinos sendo mortos a marretadas, em local desprovido de nenhum cuidado com a sensibilização do animal, higiene, armazenamento e conservação da carne”, afirmou.

Ainda de acordo com o gerente, o matadouro frigorífico irregular localizado em Xique-Xique foi interditado pela fiscalização. “Não tinha como não interditar. A situação era de descaso total com a saúde pública e animal, chocante a forma com que os animais são abatidos, uma violência sem medidas”, enfatizou.

O local foi lacrado e os responsáveis notificados a adequar o espaço e adotar métodos orientados pelas normas técnicas. “É muito desleixo, vamos acompanhar de perto para que o estabelecimento siga o que determina a legislação sanitária para não expor o consumidor a doenças, evitando também os maus-tratos contra os animais. Todo o material foi destruído em graxaria no Muquém do São Francisco, o frigorífico mais próximo”, resume Ednilton.

Aves no Sudoeste

Ainda de acordo com as informações do órgão, no território do Sudoeste, mais de 1,5 toneladas de produtos clandestinos foram apreendidos, incluindo aves que eram abatidas no fundo de um supermercado, de maneira inadequada. Durante a operação, a equipe da ADAB contou com o apoio da Vigilância Sanitária do município de Belo Campo e da Polícia Militar para apurar as denúncias de irregularidades.

“O matadouro irregular foi interditado e nos açougues e mercado municipal foram recolhidos produtos sem selo de inspeção. O selo é uma garantia de que os produtos obedecem as normas e é seguro para a saúde pública”, diz o veterinário DelCarlos Martinez.

“Segundo as denúncias que chegam até nós, o abastecimento a açougues e mercados acontece sem informações indispensáveis. Precisamos ter certeza se os bovinos são vacinados, se o abate acontece em condições sanitárias exigidas, se utilizam temperatura adequada à conservação dos produtos. Esses cuidados definem a segurança dos alimentos. Sem isso, a saúde pública está em risco”, enfatiza Celso Duarte Filho, diretor-geral da ADAB.

Com informações da ADAB

Ministério Público da Bahia recorre ao STF para impedir vacinação de jornalistas

Bebê nasce imunizado contra Covid-19 na Bahia mesmo sem mãe tomar vacina