in

Chapada Diamantina se destaca por abrigar importantes mananciais da Bahia como os rios Paraguaçu e Utinga

Ao pensar no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste sábado (5), a Chapada Diamantina é um local que se destaca, sendo uma verdadeira caixa d’água da Bahia, com o maior rio genuinamente baiano, o Rio Paraguaçu. Além disso, há o Rio Utinga, que enriquece a região chapadeira.

“Tudo isso torna a Chapada um lugar especial e único, com os seus diversos biomas, um verdadeiro paraíso”, diz o brigadista dos Combatentes de Incêndio Florestal de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, ao Jornal da Chapada (JC).

O Rio Paraguaçu possui nascente em Barra da Estiva e passa por diversas cidades chapadeiras, como Mucugê, Itaetê, Andaraí e Nova Redenção, até desembocar em Salvador, na Baia de Todos os Santos.

No entanto, o rio enfrenta alguns problemas e dificuldades. Conforme Vieira, alguns desses são a falta de política de conservação para a nascente e os incêndios florestais que têm secado diversos afluentes.

“O meio ambiente é complexo, nada é tão simples. Acredito que a principal causa dos problemas ambientais esteja no crescimento desordenado do ‘bioma humano’”, explica o brigadista.

Na visão de Homero, é preciso encontrar um caminho que seja capaz de equacionar o crescimento populacional com a conservação. “As políticas ambientais radicais não ajudam em nada, apenas os maximizam. O primeiro passo, tenho certeza, é o respeito a diversidade, seja ela ambiental, cultural, étnica, religiosa e política”, ressalta.

Já o Rio Utinga é um importante afluente do Paraguaçu. A agropecuária e irrigação de cidades como Utinga, Wagner, Lajedinho e Andaraí se beneficiam e contemplam a riqueza e beleza do rio. “um verdadeiro oásis que muito pode beneficiar o nosso Estado e à nossa população”, diz o prefeito Joyuson Vieira (PSB), através de nota de assessoria.

No entanto, o rio encontra-se, segundo o prefeito, sem gerenciamento adequado e sem preocupação estatal “no que concerne sua aproveitabilidade e sustentabilidade”, diz o gestor, por meio de nota de assessoria. “Precisa ser mais valorizado pelos seus usuários”, enfatiza.

“Necessita ainda urgente de melhor atenção dos órgãos públicos, barramentos para impedir a escassez em períodos secos inerentes ao Nordeste Baiano”, informa Joyuson ao acrescentar que também precisa “de sua mata ciliar revitalizada”.

Jornal da Chapada

Uma em cada quatro mulheres foi vítima de algum tipo de violência na pandemia no Brasil, aponta pesquisa

Anvisa aprova, com restrições, autorização temporária para importação e distribuição da Sputnik V e da Covaxin