in

Morro do Chapéu sobe vinte posições em empregabilidade

Relatório apresentado pela unidade do Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Morro do Chapéu apresentou um salto de vinte posições em contratações em relação ao ano passado. O município está agora na 5ª posição no ranking de desenvolvimento. Em 2020, Morro do Chapéu estava na 25ª posição, ainda de acordo com o relatório datado de 2 de junho último.

Os dados foram apresentados em reunião na sede do Sine local, nos dias 25 e 26 de maio/2021, quando também foram discutidos o desempenho do município e metas a serem alcançadas. Na ocasião, a supervisora regional do Sine-BA, Nailde Ramos, solicitou uma reunião com representantes da Enel, empresa concessionária de energia elétrica na cidade, para discutir a situação atual de vagas e as novas etapas do parque eólico. O encontro aconteceu por videoconferência no dia 26, às 10h.

Os parques eólicos são os maiores responsáveis pela captação de vagas no município, uma vez que as obras ainda estão em andamento e estão previstas para serem concluídas em dezembro de 2021. Atualmente, o parque está para dar início à fase de montagem das torres, o que deve gerar novas vagas.

“É gratificante saber que mesmo em tempos de pandemia conseguimos manter e até aumentar as vagas de emprego em nossa cidade”, comemorou a prefeita Juliana Araujo.

No entanto, essas contratações irão requerer mão de obra mais específica do que as atuais. Por conseguinte, as contratações deverão entrar em uma curva decrescente com a aproximação do término dos trabalhos e os desligamentos devem ter início em breve. A boa notícia é que haverá um aumento no pagamento do Seguro-Desemprego em virtude desses desligamentos.

No encontro também foi discutida a captação de vagas no comércio local, algo que a unidade morrense do Sine já havia começado a trabalhar e pretende dar maior ênfase, justamente por ocasião dos desligamentos nos parques eólicos.

As metas apresentadas para 2021 são: 

– Anual

Colocados: 137 / Vagas: 178

– Semestral

Colocados: 69 / Vagas: 89

– Mensal

Colocados: 11 / Vagas 15

Participaram da reunião, por parte do Sine, Camila Carla (coordenadora do Sine Morro do Chapéu), Naildes Ramos (supervisora regional do Sine-BA) e Kadine Santos (coordenadora de Intermediação e Seguro-Desemprego). Representando a Enel estiveram presentes, por videoconferência, Kelly Fontoura (Analista de Sustentabilidade), Felipe Queiroz (Especialista de Sustentabilidade) e George Anunciação (Analista Jurídico).

Na foto, da esquerda para direita: Camila Carla, Naildes Ramos e Kelly Fontoura durante a reunião no dia 25/05.

Fonte: morrodochapeu.ba.gov.br

Operação da PF aperta cerco contra fraudadores de auxílio emergencial

MP recomenda que cidades baianas coíbam festejos juninos