in

Mundo Novo adota lockdown e outras medidas restritivas para tentar conter o avanço da covid-19

A prefeitura de Mundo Novo, na Chapada Diamantina, decretou medidas restritivas temporárias para enfrentamento da covid-19, inclusive lockdown. O decreto, que ficou estabelecido para começar na quarta-feira (2), foi publicado nesta segunda-feira (31) no Diário Oficial do Município (DOM). Além disso, as medidas seguem até 8 de junho, podendo haver prorrogação.

A situação da pandemia demanda o “emprego urgente de mais medidas de prevenção”, diz o decreto, que tem o intuito de evitar a propagação da covid-19, visto que o município está com aumento dos indicadores nos boletins epidemiológicos. A cidade chapadeira já contabiliza sete óbitos em razão do vírus.

Conforme o decreto, durante vigência do lockdown, fica suspenso o funcionamento de toda e qualquer atividade comercial e prestação de serviços no âmbito municipal. Há exceção da proibição quanto as atividades relacionadas abaixo, cujo funcionamento será permitido, preferencialmente, por meio do sistema delivery, nos respectivos dias e horários.

Supermercados, mercados, mercadinhos, mercearias e congêneres poderão funcionar de segunda a sexta, das 8h às 16h. Já casas de panificação e padarias, de segunda a sábado, das 7h às 18h. Hortifruti, verdurão e frutaria poderão funcionar de segunda a Sexta, das 8h às 16h.

Os açougues e peixarias também de segunda a Sexta, das 08h às 16h. Distribuidor e/ou revendedor de gás liquefeito de petróleo – GLP vão poder funcionar de segunda a sábado, das 8h às 16h. Além disso, casa de ração e/ou insumos de uso animal poderá funcionar de segunda a sexta, das 8h às 16h. Enquanto que lojas de sementes, fertilizantes e/ou insumos agrícolas também terão seus funcionamentos de segunda a sexta das 8h às 16h.

Não será permitida a entrada/permanência de nenhum cliente no interior da loja, que deverá permanecer com as portas cerradas, nos estabelecimentos que não estão autorizados a funcionar. Também fica proibido o sistema de retirada de produtos no estabelecimento.

Fica autorizado também o funcionamento dos serviços essenciais listados abaixo:

1. Consultório veterinário (apenas urgências e emergências);

2. Clínicas médicas (de segunda a sexta, das 08h às 16h, apenas consulta de emergência;

3. Clínicas odontológicas (apenas urgências);

4. Laboratórios clínicos (de segunda a sexta, das 08h. às 16h);

5. Postos de combustíveis e lubrificantes (diariamente, expediente normal);

6. Farmácias e drogarias (de segunda a Domingo, das 08h às 18h e feriados facultando-se o funcionamento em regime de delivery, até às 22h);

7. Funerárias e serviços relacionados (apenas urgências);

8. Oficinas e borracharias (segunda a sexta, das 08h: às 16h:- apenas procedimentos de emergência);

9. Cartório de registro civil de pessoas naturais (excepcionalmente, para procedimentos de urgência);

Sendo todos os estabelecimentos listados passíveis de funcionamento mediante redução do número de funcionários/ jornada em, no mínimo, 50%. Os cultos, celebrações, reuniões e demais cerimônias religiosas de qualquer igreja, denominação ou congregação deverão ser realizadas em formato virtual.

Fica proibida a circulação de veículos (automotor, ciclomotor, tração humana ou animal), bem como a locomoção de qualquer cidadão no território do município. Há exceções para a locomoção em alguns casos. Também fica proibido o funcionamento de bares, lojas de conveniência, depósitos de bebidas e demais estabelecimentos similares que comercializem bebidas alcoólicas.

A fiscalização do cumprimento do decreto será feita pela Secretaria Municipal de Saúde, através do órgão de Vigilância Sanitária e pelas Polícias Civil e Militar.

Boletim epidemiológico
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 809 casos de covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (31) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Sete pessoas não resistiram, 42 casos estão ativos, além de 61 casos enquadrados como suspeitos. Dos casos ativos, um está internado para tratamento da doença. Por localidade, são sete regiões com residentes infectados pelo vírus. Sendo a ‘Sede’ com maior quantidade de casos, 23 ao total.

Jornal da Chapada

“É preciso que responda a inquérito”, diz Rui Costa ao confirmar que pediu à PM mais rigor contra quem for flagrado promovendo aglomeração

Bahia tem baixa adesão à vacina da Influenza e só imunizou 23,3% do público alvo