in

Quase 70% das mortes por Covid-19 na Bahia foram no interior; turismo segue

Ainda que Salvador concentre a maior quantidade de leitos voltados ao combate a covid-19 e registre 30% dos óbitos pela doença, os demais 416 municípios do estado concentram 68,9% das mortes pelo novo coronavírus, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde. É como dizer que quase um em cada três falecimentos ocorre nas cidades fora da capital baiana, desde o início da pandemia.

Ao todo, eram quase 15 mil pessoas que perderam a batalha para a enfermidade, até meados da tarde de ontem (3). Entre as cinco primeiras, a líder nessa triste estatística é Feira de Santana, com 825 mortes. A “Princesa do Sertão” é seguida por Itabuna (595 óbitos), Camaçari (558), Vitória da Conquista (502) e Ilhéus (483). A “Terra de Gabriela”, aliás, deve ser alvo dos turistas ao longo deste feriado prolongado de Corpus Christi, uma vez que as praias da região estão liberadas ao acesso do público.

Porém, apesar de os hotéis estarem com visitantes e o toque de recolher valer das 22h às 5h, vale reforçar que o município, de acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), está com ocupação de 81,25% dos leitos de UTI Adulto Covid – são 81 disponibilizados pelo estado, ao todo. Na vizinha Itabuna, também na região sul do estado são 46 unidades e o índice, por lá, também está acima dos 80%.

Outros locais que devem ser bastante procurados pelos visitantes, aqui na Bahia, neste período, serão Porto Seguro, no extremo-sul e a localidade de Praia de Forte, em Mata de São João. Na “Terra do Descobrimento”, as praias estão com o acesso liberado ao público. Além disso, os bares e restaurantes podem funcionar até às 21h30. Por outro lado, o município – em conjunto com a vizinha Eunápolis, possuem 40 leitos de UTI Adulto e a ocupação está em 86%. Desde março de 2020, foram registrados 169 óbitos.

Já no Litoral Norte, o principal destino a ser procurado deve ser Praia do Forte, distante quase 80 km de Salvador. Lá, o toque de recolher também começa às 22h e vai até às 5h do dia seguinte, os bares e restaurantes podem operar até às 21h30 e as belas praias da região também podem ser acessadas pelos turistas. Há hotéis e pousadas que registram 80% de ocupação dos quartos. Apesar do índice considerável, Mata de São João teve 44 mortes por covid-19, sendo três em Praia do Forte.

Em Salvador, as praias estarão fechadas ao longo deste feriado até domingo. Por aqui, o toque de recolher, até segunda-feira, vai das 20h às 5h. Além disso, a venda de bebidas alcoólicas estará proibida a partir das 20h de hoje também até às 5h do dia 7 de junho. Bares e restaurantes terão o funcionamento permitido até às 19h30. Desta forma, restará ao turista que aqui vier, aproveitar as belezas naturais longe do mar, como o Farol da Barra e o Pelourinho.

Tribuna da Bahia

Estudante morre após ser atropelado por viatura da PM em Jacobina

Iza celebra origens em ‘Gueto’: ‘Quero que as pessoas se sintam orgulhosas de serem quem são’