in

Aumento do consumo de cigarro na pandemia preocupa oncologista

Pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que 34% dos fumantes brasileiros aumentaram o consumo durante a pandemia. O dado preocupa a oncologista Aknar Calabrich, da Rede AMO, uma vez que o risco de câncer de pulmão aumenta de acordo com a quantidade e duração do uso. Os efeitos deste tabagismo maior serão divulgados no próximo mês, o chamado Agosto Branco, em referência ao combate ao câncer de pulmão.

“Além de reforçar a importância do diagnóstico precoce, aproveitamos a campanha do Agosto Banco para reafirmar também a importância da prevenção primária, com a cessação do tabagismo, intimamente ligado à doença”, diz a médica.

O este tipo de câncer, conforma a AMO, é um dos tumores malignos que mais mata. Anualmente, o Brasil diagnostica mais de 30 mil casos e morrem quase 30 mil pacientes, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Tipo de tumor maligno que mais mata, está entre os líderes em incidência no país, com cerca de 13% dos registros de novos casos. Histórico familiar da doença e de outros cânceres é outro fator de risco.

Entre os sintomas, que podem indicar um exame visando o diagnóstico precoce estão tosse e rouquidão persistentes por mais de duas a três semanas, dor torácica, falta de ar, eliminação de sangue pelo trato respiratório, perda de peso sem causa aparente.

Bahia.Ba

 

Desemprego atingiu 14,8 milhões de pessoas em maio

Taxa de ocupação em leitos UTI adulto é de 51% na Bahia