Redes Sociais
in

Covid-19: índice de casos e mortes caem no Brasil, mas só vacinação deve pôr fim a pandemia

Pela primeira vez desde abril, os números de casos e mortes por covid-19 no Brasil estão em queda. Infectologistas consideram uma retração consistente quando há uma variação acima de 15% nos índices epidemiológicas considerando as duas semanas anteriores.

Considerando as duas últimas semanas, a média móvel no país de casos foi 23,42% inferior, enquanto a média móvel de mortes caiu 22,72%, o que coloca o Brasil em uma situação de queda nos dois índices.

A última média móvel analisada foi de 55.322,9, a menor desde o dia 28 de fevereiro. Já a média de mortes foi de 1.563, número mais baixo desde 8 de março. Ainda assim, a média de casos e mortes de Covid-19 é maior do que todo o ano de 2020, mas apresenta uma retração considerando o pico de 2021.

A vacinação de idosos surge como principal fator para essa diminuição. É perceptível a queda no número de mortes entre aqueles com mais de 60 anos.

“As quedas de internações, de ocupação de leitos de UTI e de mortes podem ser atribuídas principalmente à vacinação, porque os grupos prioritários, com maior risco, em geral já receberam a vacina. Mas, na população, a parcela de vacinados ainda é baixa”, disse ao jornal O Globo, Paulo Petry, professor de epidemiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nesta semana, o Brasil alcançou a marca de 12% da população imunizada com duas doses. Pouco mais de 22% tomaram apenas uma dose de imunizantes contra a covid-19. Outros países com vacinações mais avançadas, diminuíram as restrições com grande parte da população com uma dose e pelo menos 50% totalmente imunizada, como é o caso de Israel, Estados Unidos e Inglaterra.

O Brasil tem doses de vacinas compradas o suficiente para imunizar o público-alvo até o final do ano. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou repetidas vezes que até o final de setembro, todos os brasileiros adultos terão recebido ao menos uma dose da vacina contra a covid-19.

“Nós estamos vivendo agora um momento em que dá para ver uma luz no fim do túnel”, afirma Paulo Petry.

No entanto, mesmo com a melhora durante o mês de junho, a situação da pandemia no Brasil ainda é alarmante. “Apesar de a situação estar melhor, a gente ainda está muito longe de estar bem. Se a gente estivesse no primeiro ano da pandemia, hoje a gente estaria no pior dia do ano”, disse ao O Globo, Márcio Bittencourt, médico do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica do Hospital Universitário da USP.

Situação na Bahia

Acompanhando a tendência dos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, a Bahia também tem registrado índices menores de mortes e casos por covid-19, embora a média móvel permaneça mais alta do que em 2020. Além disso, a quantidade de leitos clínicos e de UTI ocupados no estado e na capital, Salvador, também estão menores. Em determinados momentos deste ano, hospitais registravam uma ocupação beirando o 100%.

No boletim da última quarta-feira, 30, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou uma taxa de ocupação de 73% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos com Covid-19. Já na Uti pediátrica, dos leitos disponíveis, 74% estão ocupados. A taxa de ocupação nos leitos clínicos adulto e pediátrico é de 49% e de 64%, respectivamente. O índice geral de ocupação (leitos clínicos e de UTI) é de 61%.

Em Salvador, os números são um pouco mais animadores. A capital baiana contabilizou na quarta-feira, uma taxa de ocupação de leitos de UTI de adultos de 69% e de 70% em pediaátricas, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A taxa de ocupação dos leitos clínicos pediátrico e adulto de 68% e 52%. Já a ocupação geral de leitos está em 61%.

No último domingo, 27, a Bahia contabilizou 30 mortes por covid-19 em todo o estado. O número foi o menor desde o dia 25 de janeiro deste ano. No entanto, o número de óbitos foi contabilizado em um domingo, quando geralmente acontecem subnotificações devido a falta de fornecimento de dados por municípios do interior. As confirmações de mortes costumam ser recuperadas durante a semana. Ainda assim, os dias de domingo anteriores apresentavam índices mais elevados.

No estado, 4.873.232 já receberam ao menos uma dose da vacina contra a covid-19. Destas, 1.849.259 já estão completamente imunizadas.

Em aprovação de contas de 2019, TCM faz ressalvas, multa prefeito de Iramaia e pede devolução de mais de R$145 mil

A Brilhante FM fará cobertura da transferência da réplica lúdica do disco voador para o centro da cidade