in

Em apenas 24h, Itaberaba identificou 29 novos casos de covid-19; são 204 pacientes em recuperação

Vinte e nove novos casos de covid-19 foram contabilizados nas últimas 24h no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (19) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Não foram registrados novos óbitos por complicações da doença, permanecendo em 113 vítimas fatais.

Desde o início da pandemia, foram 6.846 casos confirmados de covid-19 no município. Desses, 204 estão ativos, 6.529 se recuperaram, 151 casos são enquadrados como suspeitos e 355 estão sendo monitorados por equipes de saúde. A SMS já realizou 18.822 testes para a detecção da covid-19.

Por localidades, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são: ‘Centro’ (25), ‘Urbis’ e ‘Barro Vermelho’ ambos com 19. São seis comunidades da zona rural com residentes infectados pelo vírus. Desses, ‘Guaribas’ aparece com maior número de casos ativos, sendo quatro.

Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) caiu para 85%. Ou seja, dos 20 leitos, apenas três estão disponíveis. A taxa de ocupação dos leitos clínicos também caiu para 30%, com 14 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Vacinação
A prefeitura informa que a vacinação para primeira dose está suspensa nos pontos do Ginásio de Esportes e nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana. Nesta segunda-feira (19),o drive-thu será exclusivo para a vacinação da segunda dose para as pessoas que já estão prazo, conforme agendamento no cartão de vacina. Após novos envios de vacinas, a estratégia de vacinação será retomada.

Jornal da Chapada

Procuradoria-Geral da República pede prisão de ex-secretário Maurício Barbosa, segundo coluna

Alunos do ensino fundamental da Bahia só retornam às aulas presenciais no dia 9 de agosto