in

Secretário de Saúde da BA anuncia chegada de lote da Pfizer entre sexta-feira e sábado

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, anunciou a chegada de novo lote da Pfizer entre esta sexta-feira (16) e o sábado (17). A informação foi divulgada durante entrevista ao Jornal da Manhã, programa da TV Bahia.

“O Brasil distribui hoje mais 600 mil doses da Pfizer, o que deve dar aqui para a Bahia, considerando que temos recebido um mínimo de 6% e 7%. Então menos de 40 mil doses serão entregues entre hoje e amanhã, muito provavelmente amanhã, no sábado”, comenta.

Nesta sexta-feira, uma nova remessa com 280.750 doses da vacina de Oxford chegou no aeroporto de Salvador, conforme já havia sido informado pelo secretário.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o avião que transportou as doses da Oxford pousou no aeroporto de Salvador a 0h30.

Cirurgia eletiva

Na quinta-feira (15), o governo do estado autorizou o retorno gradativo das cirurgias eletivas em toda a Bahia, suspensas desde o ano passado em virtude da pandemia da Covid-19.

“Essa é uma boa notícia e reflexo da melhora dos índices [de Covid-19 no estado]. Ontem nos reunimos no Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), que já funciona há um ano e meio, e avaliamos que temos condições de retornar progressivamente as cirurgias eletivas”, explica.

 

O Coes destacou que as unidades de saúde devem manter o uso racional de medicamentos, como sedativos e bloqueadores musculares, atualmente com risco de desabastecimento no mercado.

As unidades poderão realizar normalmente todos os procedimentos ambulatoriais: pequenas cirurgias, sob anestesia local; cirurgias com anestesia locorregional; e procedimentos com bloqueio de plexo, raqui e peridural.

Já as cirurgias com indicação de anestesia geral deverão ser limitadas a 25% da capacidade operacional mensal da unidade, tendo como base de referência o ano de 2019. A exceção são os casos em que possa haver prejuízo aos pacientes pela questão tempo-dependente, tais como cirurgias oncológicas e cardíacas.

G1Bahia

Rui Costa rebate APLB e diz que sociedade não aceita servidor escolher quando trabalhar

Câmara aprova urgência para projeto que exige vacinação em fins de semana e feriados