in

TRE-BA começa ações itinerantes para atender à população

Os cidadãos que precisam dos serviços do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA), mas que não dispõem de acesso à Internet ou não podem ir até os pontos de atendimento serão contemplados a partir de hoje pelo projeto ‘TRE-BA em Todo Lugar’, que prestará serviços como a primeira via de títulos de eleitor e a regularização da situação cadastral de forma itinerante. A iniciativa foi confirmada pelo órgão durante coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (03) e ocorre em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), que customizou os três caminhões a serem utilizados nas rotas.

Em cada caminhão, serão quatro atendentes, um servidor de tecnologia da informação e um supervisor. Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista serão as primeiras cidades a receber os atendimentos itinerantes, mas a meta do TRE-BA é levar os serviços do órgão eleitoral para toda a Bahia. De acordo com o desembargador e presidente Roberto Franklin, o ‘TRE-BA em Todo Lugar’ é uma forma de alcançar os excluídos digitais. “Levaremos o TRE-BA direto aos cidadãos, para que uma maior quantidade de eleitores possa tirar a primeira via do título e regularizar a situação cadastral, garantindo o direito ao voto em 2022”, afirmou Franklin.

O primeiro ciclo de atendimentos irá até o sábado (12). Dentre as metas do TRE-BA, está garantir a primeira via do título de eleitor para jovens entre 16 e 18 anos, e que as mais de 2 milhões de pessoas que tiveram seu título cancelado pela ausência do voto na Bahia fiquem em dia com a Justiça Eleitoral até o dia 04 de maio, data limite para os procedimentos. Se a situação não estiver regularizada, não é possível votar em outubro, quando a população irá às urnas escolher presidentes, governadores, senadores e deputados. “Todos devem participar desse momento fundamental para a democracia, que é o direito ao exercício do voto”, frisou o presidente do TRE-BA.

PROGRAMAÇÃO

Em Salvador, serão dois pontos de parada do caminhão: entre hoje e quarta (09), o TRE-BA estará no Colégio Estadual Rotary, em Itapuã, das 8h às 19h. Na quinta e na sexta, a população poderá ir até o Centro Social Urbano (CSU) de Pernambués, também das 8h às 19h; já no sábado, o expediente termina às 13h.

Hoje, o distrito de Humildes, em Feira de Santana, terá acesso aos serviços no Colégio Estadual Padre Henrique (8h às 19h). Entre terça e quinta, o caminhão do TRE-BA estará no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Rodoviária feirense. Na terça, o atendimento começa pela tarde, às 13h e vai até as 19h; nos outros dias, o horário volta a ser de 8h às 19h.

Na sexta e no sábado, é a vez do distrito de Maria Quitéria, na Creche Paulino Martins dos Santos, com horários de 13h às 19h (sexta) e 8h às 19h (sábado). Em Vitória da Conquista, também serão duas paragens: de hoje até quinta, o caminhão estará no Centro Cultural Glauber Rocha, das 8h às 19h; na sexta, o atendimento vai até 13h. Finalmente, no sábado, os moradores de José Gonçalves poderão se dirigir até o Colégio Moisés Meira, onde a equipe estará até as 19h.

Tribuna da Bahia

Governo do Estado mantém congelamento do ICMS sobre combustíveis

Nascidos até 1968 podem agendar saque de valores esquecidos