in

Urna eletrônica será aberta pela primeira vez em uma rede social

Em mais uma ação de combate à desinformação, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai publicar em seu perfil na plataforma Kwai vídeos em que uma urna eletrônica será aberta e mostrada por dentro.

Os cinco vídeos serão publicados nesta quinta-feira (23) pela manhã, a cem dias das eleições. Neles, o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, abre a urna, explica como ela é montada, quais itens a integram, qual a funcionalidade de cada um deles, e outros detalhes.

A urna eletrônica vem sendo atacada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados há meses. Por conta das informações falsas divulgadas, o presidente está respondendo a um inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal).

Como parte desse esforço de dar legitimidade ao processo eleitoral, será lançado também um hotsite com detalhes do equipamento, explicando como a engrenagem foi desenvolvida para atender à realidade brasileira. Uma página especial no Kwai com a tag #DeOlhonaUrna vai reunir as publicações dessa ação e encaminhar para o hotsite.

O Kwai chegou ao Brasil em 2019 e tem, hoje, mais de 45 milhões de usuários ativos na média mensal, com maior presença entre os maiores de 25 anos. É de origem chinesa e compete com o TikTok.

O aplicativo se dedica a vídeos curtos e, como uma das estratégias para ganhar mercado, trabalhou com bonificação aos usuários que assistam a publicações por mais tempo. Dessa maneira, mirou também em um público com menor poder aquisitivo.

 

 Fonte: Politica Livre//Fábio Zanini//Folhapress

Justiça decreta prisão de procurador que agrediu colega em Registro

Receita alerta para golpes envolvendo a regularização de CPF