Pagamento do Garantia Safra está sendo feito para a safra 2021/2022, com adesão e boletos pagos em 2021. Este pagamento deveria ter sido realizado pelo governo federal em 2022.
O pagamento segue a ordem do Número de Identificação Social (NIS), de 1 a 0. Quem tem NIS com o número final 1, recebeu no dia 18 de janeiro, por exemplo.
Os beneficiários que não receberam no cartão precisarão ir até a SEAGRI para consultar o motivo.
1_ Cartão Inválido: fazer agendamento e retirar senha na SEAGRI para sacar na folha.
2_ NIS Desatualizado: atualizar o NIS no CADúnico e encaminhar a SEAGRI para realizar a regularização ( Neste caso os agricultores que fizerem o procedimento até dia 10, serão incluídos na folha de pagamento no corrente mês, os que fizerem a parti do dia 11 pagamento no mês subsequente, respeitando o calendário de pagamento do Auxílio Brasil).
3_ Benefício Bloqueado: procurar a SEAGRI para identificar o motivo do Bloqueio e adotar as medidas para solicitar o desbloqueio.
O Garantia Safra é um programa do Governo Federal gerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Os agricultores que já possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, renda mensal de até um salário mínimo e meio, com 0,6 a 5,0 hectares de plantação de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca têm direito ao seguro.
Fontes: Secretaria de Agricultura de Morro do Chapéu