Benefício vem para ajudar as pessoas que não têm uma casa para morar e que, por isso, vivem nas ruas. No entanto, há alguns impasses em torno destes auxílios. Vem saber mais!
Você sabe como é possível se cadastrar no auxílio-aluguel? Aliás você sabe do que se trata deste programa social? Se a resposta for não para ambas as perguntas, vamos esclarecer o assunto aqui neste artigo. Isso porque o auxílio está sendo muito debatido por causa das situações em que as famílias estão sendo levadas a esperar um tempo além do habitual para se ter uma moradia.
Além disso, é preciso levar em consideração que há muitas pessoas que não possuem residência e que, por isso, são obrigadas a morar nas ruas. E este auxílio, de acordo com o governo, vem justamente para ajudar as pessoas que fazem parte deste grupo. O valor do benefício é de R$ 400, mas tem gerado diversas opiniões. Isso porque tem quem apoie o pagamento e há aqueles que são totalmente contra.
Mas, afinal, o que é este programa social promovido pelo governo?
Como não há nenhum benefício do governo federal que seja voltado especificamente para este público. Entretanto, há medidas financeiras a finalidade de ajudar estas pessoas e que foram propostas pelos governos municipal e estadual.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, há cerca de 21 mil famílias que recebem o benefício do auxílio aluguel no valor de R$ 400. Embora seja um pagamento importante, este auxílio não conta com um reajuste há cerca de oito anos. Não houve aumento para nenhuma das famílias de baixa renda que são contempladas.
Em outras palavras, os beneficiários estão recebendo um valor bem mais baixo do que o que, de fato, se precisa para ter uma moradia decente. Essa afirmativa vem considerando os altos custos em torno dos aluguéis dentro da cidade de São Paulo.
Quanto ao programa, ele se divide em dois: o apoio residencial e a assistência habitacional. Este primeiro se trata de um benefício pago pelo governo federal e que concede uma assistência financeira mensal para as famílias que não possuem nenhuma moradia. Trata-se, portanto, de um auxílio temporário até que a família consiga uma habitação devidamente adequada.
A assistência habitacional, por sua vez, se trata de um programa de assistência que é implementado no âmbito do município e que foram aderidos por várias prefeituras do Brasil. O objetivo é atender as famílias que vivem em situação de baixa renda e que foram afetadas por algum desastre natural, por exemplo.
Como é possível se cadastrar no auxílio aluguel? Confira os detalhes!
Para fazer o cadastro em qualquer um destes programas é necessário ter inscrição ativa e atualizada no Cadastro Único (CadÚnico), além de receber o Bolsa Família. Após realizar a inscrição, a equipe de assistência social irá realizar uma avaliação para identificar se a pessoa atende aos requisitos necessários para receber o benefício ou não.
O cadastro é feito junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou diretamente na secretaria de assistência social do município onde o beneficiário mora.