Confira as principais vantagens que ser MEI pode oportunizar aos trabalhadores autônomos do Brasil
Para os microempreendedores individuais, é fundamental conhecer seus benefícios para aumentar as vendas e se desenvolver economicamente. Há pouco, uma atualização dos impostos para a modalidade mudou algumas coisas para a categoria. Desse modo, veremos a seguir quais são as vantagens do MEI e qual a possibilidade de aproveitar cada uma.
Veremos na matéria o que é o MEI, bem como seus benefícios e demais detalhes a respeito da modalidade. Assim, se você já é MEI ou gostaria de ser, não deixe de prestar bastante atenção no texto abaixo.
O que é?
O MEI é uma qualificação de microempreendedor individual que o Governo Federal denomina. São pequenos empresários que movimentam rendimentos menores, ademais de possuírem estruturas mais simples de empresas. Algumas características dessa modalidade são o faturamento de até 81 mil reais por ano, bem como a possibilidade de contratar somente um funcionário, que recebe um salário mínimo apenas. Ademais, as profissões de natureza literária, artística ou científica não se enquadram. Por fim, o proprietário não deve fazer parte de demais empresas.
Dessa maneira, o MEI é para aquele profissional que quer formalizar uma atividade que executa de maneira autônoma. Por isso, entra no fisco da legislação, mas ainda possui benefícios, com carga bem mais baixa de impostos.
Benefícios
Agora que você já sabe como funciona esta modalidade, veremos quais são os benefícios para a categoria. Alguns deles consistem na participação como pessoa jurídica. Esta vantagem faz com que você tenha um CNPJ e possa emitir notas fiscais em nome de um empreendimento próprio.
Dessa maneira, clientes e empresas solicitam parcerias com pessoas jurídicas. A partir disso, é possível conseguir mais alternativas de negócios e demais opções para aumentar as vendas de seu negócio.
A segunda vantagem diz respeito à aposentadoria. Muitos dos participantes da modalidade não sabem, mas o fato de atuarem como microempreendedor lhes dá o direito a se aposentar. Desse modo, é possível utilizar o tempo de trabalho como empreendedor para contar como tempo de serviço no momento de receber o benefício do INSS.
Entretanto, o valor da aposentadoria com o recolhimento de 5% só concede o direito a um salário mínimo. Caso deseje uma quantia maior de aposentadoria, será preciso uma alíquota maior de contribuição, que garantirá um benefício mais abrangente.
A terceira vantagem de ser MEI diz respeito aos auxílios que o governo oferece. São quase os mesmos direitos que possuem os trabalhadores com carteira assinada. Entre estes auxílios estão o auxílio doença, a pensão por morte e o auxílio reclusão. Ainda assim, é importante que a empresa esteja regulamentada e ativa no sistema governamental. Nos casos de falta de regularização, não será possível a solicitação dos benefícios para dependentes ou empreendedores.
Demais vantagens
Por fim, as últimas vantagens da categoria são os baixos custos tributários, as licitações públicas que sua empresa pode participar e os benefícios da previdência. Isto é, esta última vantagem concede ao trabalhador autônomo formalizado o acesso ao salário-maternidade, aposentadoria por idade ou invalidez e ao auxílio-doença, já citado anteriormente.
Portanto, se você é um trabalhador autônomo que ainda não está formalizado, vale a pena considerar ser um contribuinte do MEI, pois umas das principais vantagens são aproveitar o tempo de serviço para sua aposentadoria futuramente e os baixos custos com impostos
pro.br