“Mesmo para nós, que temos experiência no combate a incêndios, foi doloroso testemunhar a perda de tantas vidas animais como resultado das chamas”, releva o bombeiro civil Lucas Oliveira.
Um incêndio florestal de grande extensão entre os povoados de Mira Serra e Dias Coelho, em Morro do Chapéu, provocou a morte de centenas de animais silvestres na última sexta-feira (27). Uma equipe de bombeiros civis atuou no combate às chamas e conseguiu controlar o incêndio, mas ainda há risco de reativação do fogo no local.
Entre os animais mortos estavam cobras, lagartos e gambás. Além da fauna, o incêndio florestal ainda devastou uma extensa área de rica vegetação, ameaçou a fertilidade do solo e comprometeu a qualidade do ar na região afetada.
Animais silvestres morrem após incêndio de grande extensão atingir Morro do Chapéu | FOTO:
Lucas Oliveira, presidente da Cooperativa de Bombeiros Civis de Morro do Chapéu, detalhou o cenário de destruição da fauna local. “A situação nas proximidades do povoado de Mira Serra foi extremamente crítica. Mesmo para nós, que temos experiência no combate a incêndios, foi doloroso testemunhar a perda de tantas vidas animais como resultado das chamas”, releva Lucas.
A população local também pode contribuir com o combate aos incêndios, evitando queimadas desnecessárias, denunciando atividades suspeitas de queimadas ilegais e evitando realizar atividades ao ar livre, como churrascos e trilhas, em dias de altas temperaturas e ventos fortes.
Jornal da Chapada