Foto: Polícia Federal
in

Novo modelo de passaporte começa a ser emitido pelo governo

Documento de viagem traz novos itens de segurança

O novo modelo de passaporte brasileiro começa a ser entregue nesta semana pela Polícia Federal (PF). O documento de identificação do viajante brasileiro é fabricado em parceria com a Casa da Moeda e ganhou mais itens de segurança, que dão maior garantia de autenticidade e dificultam a falsificação.

Segundo a PF, os novos itens de segurança incluem tecnologias de impressão e marca d’água aprimoradas, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico, foto com inserção de elemento codificado (alphanumeric coded image) e outros recursos de proteção contra falsificações.

Os solicitantes que compareceram ao posto da Polícia Federal desde a última sexta-feira (29) já receberão o novo modelo. Não haverá alteração do valor da taxa de emissão de passaporte, atualmente em R$ 257,25.

“O novo passaporte de viagem chega com a proposta de se tornar um cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo. O documento é temático e homenageia todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local”, destacou a PF, em nota.

O serviço de emissão e renovação de passaportes está funcionando normalmente em todo o país. O prazo para entrega do documento, após o atendimento, é de 6 a 10 dias úteis. As informações sobre a etapas e documentos necessários para a solicitação do passaporte podem ser consultadas na página da PF na internet.

Prêmio

A nova versão do passaporte brasileiro foi premiada pela High Security Printing como “o melhor novo passaporte em 2023 para a América Latina”. Entres os destaques, está a “notável e sofisticada técnica do documento de viagem promovendo o que há de melhor em infraestrutura de sistema e implementação de passaporte governamental” .

Os consulados e representações brasileiras no exterior começarão a emitir os novos passaportes a partir do primeiro trimestre de 2024.

Fonte: Agência Brasil

in

Previdência Estadual convoca aniversariantes de outubro para prova de vida

Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Ainda há 3.541 beneficiários convocados este ano com pendências na prova de vida

Os servidores inativos e pensionistas do Estado que aniversariam no mês de outubro devem realizar a prova de vida até o dia 31, caso não queiram correr o risco de ter seus benefícios suspensos. A convocação da Superintendência de Previdência Estadual (Suprev) deste mês é direcionada a 9.658 beneficiários do Poder Executivo Estadual, além de 324 do Tribunal de Justiça e nove do Ministério Público.

Em paralelo, a Previdência Estadual alerta para o fato de que ainda há 3.541 beneficiários convocados este ano com pendências na prova de vida, dos quais 1606 são aniversariantes de setembro. A agenda de convocação da Previdência Estadual segue sempre o mês de aniversário do beneficiário.

“Em casos de eventuais suspensões, o pagamento é retomado à medida que o beneficiário se submete ao procedimento”, orienta a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado, ao explicar que a iniciativa permite à Previdência Estadual ter controle sobre os benefícios e manter a sua base cadastral, evitando pagamentos indevidos e tentativas de fraude.

Prova de Vida Digital – Os convocados que estão em dia com o cronograma da Suprev e têm cadastro no TRE e Senatran devem fazer a Prova de Vida Digital de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. Para tanto, basta baixar o aplicativo e abrir uma conta no GOV.BR.

No YouTube da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) os usuários encontram um vídeo com o passo a passo completo para o procedimento. A coordenadora ressalta ainda que a grande vantagem de realizar a prova de vida por esta modalidade é que o beneficiário não  precisa sair de casa: basta acessar o aplicativo e fazer o reconhecimento facial.

Além da versão digital, os beneficiários podem optar pelas modalidades de prova de vida por videoatendimento ou presencial. Nestes dois casos, o serviço está disponível para todos os convocados, incluindo retardatários, com agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (para Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular). Mais informações podem ser obtidas no RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br).

 

Previdência Estadual convoca aniversariantes de outubro para prova de vida

Anvisa manda recolher e suspender a venda de 28 lotes da Sidra Cereser