Legenda: Sol visto por um telescópio em Fortaleza. Foto: Prof. Ednardo Rodrigues
in

Os efeitos do início do verão

O verão não é marcado pela escassez de chuvas, muito pelo contrário, como estamos em zona tropical, aqui chove muito nesta estação

muito nesta estação. E você deve ter reparado as chuvas durante as madrugadas nestes últimos dias.

O que define realmente o verão é a chegada do Sol sobre o trópico de Capricórnio. O leitor deve saber que Capricórnio é uma constelação do Zodíaco, portanto o Sol deve ocupar essa posição no céu em algum momento do ano. Dois mil anos atrás, quando herdamos a cultura astronômica dos antigos gregos, Hiparco e Ptolomeu, o Sol ocupava essa posição durante a mudança de estação.

Contudo, devido ao movimento de precessão do nosso planeta, amanhã o Sol ocupa a constelação de Sagitário quando chega o verão no hemisfério Sul. E o correto seria atualizar para trópico de Sagitário, mas por questões históricas continuamos chamado de trópico de Capricórnio.

A linha imaginária deste trópico passa pelo estado de São Paulo na latitude de 23,5º, o mesmo ângulo de inclinação do eixo de rotação da Terra. Nesta época, os moradores de São Paulo estão com o Sol passando por cima de suas cabeças, dizemos que o Sol está a pino ao meio dia.

A incidência solar fica mais intensa no hemisfério Sul e diminui no hemisfério Norte. Por isso, se aqui começa o verão, no hemisfério oposto começa o inverno.

Simaria desabafa após premiação de Simone: ‘Ninguém sabe o que eu passei’

Solstício de verão 2023: saiba por que esta sexta-feira (22) é o dia mais longo do ano