Rio Itapicuru inundou algumas ruas em Conde Crédito: Reprodução/Prefeitura de Conde
in

Mesmo sem chuva, rio transborda e inunda ruas em Conde

Nível do rio está elevado desde o final de janeiro

O Rio Itapicuru, que corta a cidade de Conde, no Litoral Norte, transbordou e inundou algumas ruas da cidade. A cidade não registrou chuvas nos últimos dias, mas o nível do rio subiu, causando danos na cidade.

Devido ao risco, a Defesa Civil da cidade emitiu um alerta de risco de inundação. Segundo a prefeitura, entre dias 26 e 27 de janeiro, houve registros expressivos nas áreas de montante da bacia do Rio Itapicuru o que contribuiu para a elevação do nível do rio.

Ainda segundo a prefeitura, o Inema registrou que na “estação Usina Altamira, localizada no rio Itapicuru, município de Conde, o nível do rio está em elevação, registrando uma vazão de 365m3/s e uma cota de 1.097cm às 15h do dia 02/02/2024, ficando acima da cota de alerta para inundação”.

“Temos uma usina que faz o monitoramento diário do nosso rio, e através daí, faremos publicações de atenção e alerta. Estamos agora dando suporte às famílias atingidas pelas fortes águas. Estamos recebendo informações do Inema e estamos em alerta o tempo todo”, afirmou Paulo da Paz, coordenador da Defesa Civil da cidade.

Correio da Bahia

Com mandado de prisão por furto, homem é morto a tiros em Canarana