Prefeitura de Morro do Chapéu fortalece ações de combate à dengue no município | FOTO: Divulgação |
in

Prefeitura de Morro do Chapéu intensifica ações de combate ao mosquito da dengue no município

Desde o surgimento dos primeiros casos, a gestão de Juliana Araújo iniciou uma verdadeira força-tarefa, com agentes comunitários realizando o trabalho de prevenção ao mosquito Aedes aegypti na região.

A prefeitura de Morro do Chapéu intensificou as ações de combate à epidemia de dengue no município após um surto da doença ser constatado. Desde o surgimento dos primeiros casos, a gestão de Juliana Araújo (PL) iniciou uma verdadeira força-tarefa, com agentes comunitários realizando o trabalho de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, e ampliando o atendimento hospitalar na região.

De 1º de janeiro até o último sábado (17), Morro do Chapéu contabilizou 480 casos prováveis de dengue. É notável o aumento progressivo de casos suspeitos ao longo do tempo: 71 na quarta semana epidemiológica deste ano, 100 na quinta semana e 136 na sexta semana. No período de 12 de fevereiro até o último domingo (18), seis pessoas apresentando sintomas de dengue foram internadas no Hospital São Vicente de Paulo.

Atualmente, os casos continuam sendo considerados como suspeitos de dengue devido à necessidade de envio das amostras laboratoriais para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), o que pode levar até 15 dias para obter os resultados. Portanto, são registrados todos os pacientes que procuram as unidades de saúde com sintomas clínicos de dengue e recebem diagnóstico médico. Como resultado, é possível que os dados epidemiológicos atuais aumentem nas próximas semanas à medida que mais casos sejam confirmados.

 

Com o intuito de promover ações eficazes de combate à dengue no município, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) estão percorrendo diversas ruas, visitando residências e conscientizando a população sobre a importância de evitar o armazenamento de pneus, garrafas PET e outros objetos que possam servir como recipientes de água parada, favorecendo a reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Além de disseminar a conscientização entre a população, os agentes têm realizado a pulverização de inseticidas por meio de equipamento costal para eliminar os mosquitos e, assim, interromper a transmissão. Diante do aumento exponencial dos casos, uma característica do vírus da dengue circulante no país, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) já solicitou o ‘carro fumacê’ à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que aprovou o pedido e implementará a estratégia no município.

Prefeita faz alerta
A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, destacou que as vistorias têm detectado muitos focos de reprodução do mosquito nas residências. “Apesar da gravidade da dengue e das campanhas educativas que estamos fazendo, ainda encontramos nas casas das pessoas muitos pontos de água parada, como em pneus abandonados, sucata descartada de maneira inadequada, reservatórios de água descobertos e bebedouros de animais”, afirma a gestora.

“Por isso que a gente tem insistido muito nesse alerta e nesse pedido à nossa população: é fundamental que todo mundo colabore para combater a dengue. Infelizmente, não há como a saúde municipal estar em todos os lugares e extinguir a água parada de toda a cidade. Então, pedimos que cada morresse faça a sua parte inspecionando as suas casas pelo menos uma vez por semana, conversando com os amigos, familiares e vizinhos sobre as ameaças. Se a gente se unir, vamos, sim, conseguir controlar a proliferação do mosquito em nossa cidade”, finaliza Juliana. Jornal da Chapada com informações do portal Aratu ON.

 

Idosa e homem morrem vítimas de descargas elétricas no interior da Bahia

Cidades da Chapada, Sudoeste e Agreste têm piores índices de rede de esgoto da Bahia, aponta IBGE