(Foto: Ascom Setur)
in

Projeto “Avança Turismo Bahia” promove ações de qualificação em Morro do Chapéu

A ações integram o projeto “Avança Turismo Bahia”.

Exuberância da natureza, patrimônio histórico, vinícolas, observação de aves e turismo ufológico são algumas das atrações de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, região que tem conquistado prêmios como a mais procurada pelos brasileiros. Para promover a melhoria dos serviços oferecidos aos visitantes, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realizou atividades no município, durante uma semana. Na programação, capacitação, levantamento da oferta e controle de qualidade dos meios de hospedagem, visitas técnicas a atrativos naturais e empreendimentos e estudos de sinalização turística. As ações integram o projeto “Avança Turismo Bahia”.

“O turismo está crescendo em Morro do Chapéu, e o Governo do Estado iniciou um planejamento estratégico para estruturar o destino. Vamos estimular segmentos diferenciados, como as vinícolas e a contemplação de pássaros, que estão despontando fortemente”, sinalizou a superintendente de Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Paes Leme.

Os cursos de capacitação ofereceram a empreendedores e profissionais do turismo conteúdos sobre boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos, gestão de serviços, atendimento qualificado, inclusive ao público LGBTQIAP+, e perfil das cidades turísticas.

“Adorei o curso. Ele acrescentou muito na preparação das minhas funcionárias, principalmente, no entendimento, já que o turismo está em expansão na cidade”, elogiou a empresária Moara Chaar, 40 anos, proprietária de um restaurante.

“Gostei da parte de como manipular corretamente os alimentos e, na minha área, aprendi muito sobre a importância da limpeza e higiene”, completou a camareira Ana Alice de Jesus, 50 anos.

A Setur-BA também se reuniu com gestores públicos e privados, para discutir as ações do projeto.

Atrativos – A queda d’água de 98 metros da Cachoeira do Ferro Doido, a Gruta dos Brejões (rota do turismo religioso), com 123 metros de altura e 60 de largura, e o Buraco do Morrão, que inspirou o nome do município, estão entre os atrativos naturais de Morro do Chapéu. O casario colonial da Rua do Fogo e a Igreja de Nossa Senhora das Graças se destacam no patrimônio histórico. Os turistas também podem vivenciar experiências do enoturismo, visitando vinícolas.

Ufologia – Os primeiros relatos da suposta aparição de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIS), na região de Morro do Chapéu, surgiram no século 19. Ao longo do tempo, novas notícias sobre o tema foram aparecendo, atraindo curiosos e pesquisadores. O turismo ufológico é representado na cidade por uma réplica de um disco voador e esculturas de extraterrestres, na praça Porto Cristal.

CN1

Homem é preso por suspeita de estuprar filhas na BA; crime foi descoberto por irmã do suspeito, que também foi abusada por ele

Caminhoneiro é preso na Chapada Diamantina com revólver e munições escondidos em caixa de som