in

Coelba corta energia da Embasa em Itabuna

Itabuna terá sérios problemas de abastecimento de água nos próximos dias. A Neoenergia Coelba cortou o fornecimento de energia elétrica para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Nova Ferradas, que abastece boa parte da cidade. O corte foi anunciado nesta segunda-feira.

 

A Coelba alega que a Emasa tem uma dívida histórica e acumulou contas vencidas nos últimos 90 dias. Também diz que avisou a empresa sobre o corte, por carta, no dia 15 de março. A concessionária espanhola acrescenta em nota que “apesar das diversas tentativas de negociação, não houve adimplemento”.

 

A Emasa respondeu com nota, onde reconhece o débito, mas diz que não foi notificada especificamente sobre a “abrupta suspensão do fornecimento de energia” e que vai à Justiça pedir uma liminar para obrigar a Coelba a religar a energia de imediato. Segundo a empresa, a concessionária não negocia.

 

“Ela não tem aceitado a renegociação do débito nos mesmos parâmetros assegurados à gestão anterior. Em nenhum momento a Emasa se esquivou em buscar um acordo com a concessionária de energia. Porém, a proposta apresentada torna-se impossível de ser honrada”, diz a nota.

 

“A Emasa ainda ressalta que existe uma discussão pleiteada na justiça onde se busca a alteração da tarifa horosazonal, que visa reduzir o custo com energia elétrica no horário de maior consumo, política utilizada para adequar custo-benefício, uma vez que a Emasa vem sofrendo com as constantes interrupções”.

 

Ela se refere às constantes quedas de energia em Castelo Novo, que chegou a ficar dois dias desligada. A Emasa explica que os apagões nas estações de captação e elevatória de água forçam a empresa a “utilizar-se dos horários de pico para normalizar o fornecimento de água a Itabuna, o que eleva o custo da tarifa”.

A Região

Suspeito de agredir e ameaçar a mulher é preso em América Dourada

BC lança moeda de R$ 5 para comemorar os 200 anos da primeira Constituição