xr:d:DAFhT11nxnI:22811,j:4523149731910272552,t:23112015
in

Morro do Chapéu: após ser agredida pelo marido, mulher se esconde em matagal e chama a polícia

Agressor fugiu e segue procurado.

Uma mulher de 54 anos, que não teve o nome divulgado, ficou por algumas horas escondida em um matagal após ser agredida física e verbalmente pelo marido, em Morro do Chapéu. O caso foi registrado por volta das 18h30, no bairro Alto da Chapada, região periférica da cidade.

Segundo a Polícia Militar, a vítima sofreu agressões físicas e xingamentos. Ela contou que conseguiu fugir de casa para o matagal após ser agredida e ficar com medo, pois o homem continuou com ameaças.

Segundo o relato da vítima, o marido chegou em casa e iniciou uma discussão motivada por ciúme. Durante o conflito, ele a empurrou e proferiu xingamentos. Com medo, a mulher fugiu e permaneceu escondida no mato até a chegada da polícia.

Uma guarnição da 4ª Companhia do 7º BPM foi acionada e realizou buscas pela região, mas o agressor não foi localizado.

O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Morro do Chapéu por violência doméstica e ameaça, e será acompanhado pelo Núcleo Especial de Atendimento à Mulher – Neam da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil em Irecê.

Caraíbas Notícias

in

Secretaria de Educação da Bahia abre inscrição para exame de certificação do ensino fundamental e médio

Agendamento das provas deve ser feito pelo site da CPA Digital, presencialmente em uma das 13 unidades certificadoras ou nos 27 Núcleos Territoriais de Educação.

A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) abriu as inscrições para a realização das provas de certificação da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) para os ensinos fundamental e médio.

O agendamento das provas deve ser feito pelo site da CPA Digital, presencialmente em uma das 13 unidades certificadoras ou nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). As provas são aplicadas semanalmente até o dia 19 de dezembro.

Jovens, adultos e idosos que interromperam seus estudos podem fazer as provas para a conclusão do ensino fundamental e do médio sem que estejam matriculados em uma escola.

Os interessados devem seguir um passo a passo que se inicia com um pré-cadastro no site da CPA. CPA). Em seguida, os candidatos são redirecionados automaticamente para outro site da SEC.

Na sequência, devem responder ao questionário socioeconômico e incluir os seguintes documentos:

  • Cópia do RG e CPF (carteira de motorista ou passaporte poderão substituir o RG, no ato do atendimento);
  • Histórico escolar parcial (quando for realizar o aproveitamento de estudos).

 

Em seguida, deverá agendar os exames, após conferência e liberação. No dia e hora agendados, o candidato deverá comparecer com documento original e foto.

A prova certifica jovens e adultos, no nível do ensino fundamental, a partir de 15 anos de idade, e do ensino médio, a partir de 18 anos, de modo presencial digital ou impresso e/ou itinerante.

As provas serão realizadas mediante um calendário anual, publicado em Diário Oficial, e o conteúdo das provas a ser estudado deve ser consultado no site do CPA Digital. Será considerado aprovado em cada área do conhecimento e na redação, o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a 5, na escala de 0 a 10. Atualmente, a Bahia tem 18 Unidades Certificadoras aplicando os exames e mais 13 em implementação.

Se o candidato esqueceu a senha de acesso ao site do CPA, para recuperá-la deverá solicitar a atualização pelos telefones (71) 3103-1740/3103-1741.

Para mais informações, os candidatos devem fazer contato com a Coordenação de Jovens e Adultos da SEC, pelo e-mail cpa.cja.sec@enova.educacao.ba.gov.br ou telefones citados acima.

Em Salvador, o atendimento presencial é realizado nos Colégio Estadual Central (Nazaré), Duque de Caxias (Liberdade) e Governador Roberto Santos (Cabula) ou na sede do Núcleo Territorial de Educação, localizado na Rua Bela Vista do Cabral, n.º 34, no bairro de Nazaré.

 g1 Bahia.

Secretaria de Educação da Bahia abre inscrição para exame de certificação do ensino fundamental e médio

Irecê: fumaça de incêndio em terreno invade Hospital Regional e atormenta pacientes