Situação aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), no bairro de Pituaçu. Menino de 3 meses reagiu bem depois que PM colocou uma das mãos fechada sobre a chamada ‘boca do estômago’.
Um bebê de três meses foi salvo por policiais militares, após se engasgar com secreção, na manhã desta segunda-feira (12), no bairro de Pituaçu, em Salvador.
Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 6h35, próximo de um restaurante, na rua do Carimbamba. Os policiais faziam rondas na região quando um casal abordou os agentes e pediu ajuda.
Um vídeo mostra o momento que um agente da equipe executou a manobra de Heimlich, quando se coloca uma das mãos fechada sobre a chamada “boca do estômago”, e o bebê, que se chama Miguel, reagiu bem.
Depois, os policiais orientaram que os pais levassem o menino para uma unidade de saúde, para avaliar o quadro clínico.
Fazer essa manobra é importante porque ela ajuda a desobstruir a traqueia.
A manobra de Heimlich é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.
No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica (veja localização abaixo).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/R/g/U9APY7RReBUc15YaxKfA/regiao-epigastrica.png)
Localização da região epigástrica. — Foto: Domínio Público
A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Faça até 3 tentativas. Se a pessoa não responder ou não conseguir respirar depois disso, ela pode estar evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória. Peça ajuda! Precisa acionar o 190 por telefone e tentar uma reanimação cardiopulmonar.
Dica: se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.
O telefone de emergência para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) através do número 192.
O que fazer em casos de engasgos com bebês?
Caso não tenha um profissional que possa ajudar por perto ou esteja longe de uma unidade de saúde:
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Por g1 BA