in

Rio de Contas é o primeiro município baiano a entrar na lista dos produtores de azeite da América Latina

Rio de Contas, na Chapada Diamantina, é o primeiro município baiano a entrar na lista dos produtores de azeitonas e azeite de oliva da América Latina, realizando a colheita da segunda safra no final do mês de fevereiro. No país, apenas dois estados, além da Bahia, participam desse ‘hall’.

São duas variedades de azeitonas para fazer o primeiro azeite produzido na Bahia, com matéria-prima produzida e colhida no Gerais do município. ‘Rabequinha’ e ‘Agrapolo’ são as azeitonas produzidas em 750 oliveiras, no total de três toneladas para a segunda safra.

A primeira safra foi em 2018 e teve rendimento de cinco toneladas do fruto produzido pelo francês Didier Chinchila. O produtor rural passou 10 anos no processo de plantio e manejo das oliveiras para fazer a primeira colheita.

Além de Rio de Contas, o Brasil conta com os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul para a produção de azeitonas e azeites nacionais. Com informações da Nova Radio Rio de Contas.

Vale do Capão é eleito o melhor e mais acolhedor destino de viagem em portal de hospedagem

Mais de 217 mil baianos já foram vacinados contra covid; estado contabiliza mais 40 mortes