O governo do Estado prorrogou o fechamento das atividades não essenciais até as 5h da próxima segunda-feira, 8, após reunião realizada nesta terça-feira, 2, com representantes de prefeituras, antecipou a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), em entrevista à TV Bahia. O governo da Bahia ainda não se manifestou a respeito da decisão.
Segundo a prefeita, a medida valerá para Salvador e outros seis municípios da Região Metropolitana. Com isso, continuará proibido o funcionamento de atividades consideradas não essenciais, como bares e restaurantes, por exemplo. Além disso, todo o estado está sob toque de recolher, das 20h às 5h, também até a manhã de segunda.
O governador Rui Costa e prefeitos da Região Metropolitana de Salvador (RMS) se reuniram para discutir se as medidas restritivas seriam prorrogadas. No último domingo, 28, o decreto que estabeleceu as medidas restritivas já tinha sido prorrogado por mais dois dias.
Uma nova avaliação do cenário deve ser feita na manhã de segunda pelos prefeitos da Região Metropolitana de Salvador, acrescentou Moema.
“É importante que se diga que faremos uma avaliação a cada semana. O que importa é dar a decisão com uma antecedência mínima. Também colocamos para o governo do Estado a necessidade de colocar mais ônibus à disposição da população, para evitar aglomeração nos veículos”, afirmou a prefeita.
Sudoeste baiano
A prefeitura de Vitória da Conquista também informou na tarde desta terça-feira, 2, que, após reunião pela manhã com o governador Rui Costa e prefeitos da região, os gestores decidiram que os municípios do Sudoeste baiano retomarão as atividades e serviços considerados não essenciais até sexta-feira, 5.
Nesse período, os bares e restaurantes poderão funcionar até as 18h, enquanto os serviços de delivery estarão disponíveis até as 00h. Além disso, até o domingo, 7, continua o toque de recolher, a partir das 20h.
“Logo mais, o governo do Estado deve editar um novo decreto, e nós devemos seguir esse decreto. E eu faço um apelo a todos os conquistenses: vamos seguir todos os protocolos. Não saia nas ruas sem as máscaras, higienize suas mãos e não faça aglomeração de forma alguma. Juntos, venceremos esse vírus”, declarou a prefeita em exercício, Sheila Lemos.
A Tarde