Quatro novos vereadores tomam posse na cidade de Uauá, no norte da Bahia, nesta sexta-feira (1º). Eles assumiram as vagas dos edis que tiveram os mandatos cassados, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificar fraudes na cota de gênero.
Todos os mandatos cassados eram de vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), eleitos em 2020. Essa foi uma decisão unânime dos ministros, que reconheceram a fraude a partir da candidatura de uma “laranja”, a Carla Daiane da Silva Capistrano, considerada totalmente fictícia e fraudulenta.
Segundo o TSE, além de Carla Daiane não obter nenhum voto – incluindo o dela mesma –, a candidata não declarou bens à Justiça Eleitoral e não praticou nenhum ato de campanha em favor da sua candidatura, mas em favor de outros candidatos. Tiveram os mandatos suspensos:
- Rodrigo de Zé Mário (eleito também presidente da Câmara de Vereadores);
- Mário Oliveira;
- Bruno Lima;
- Leila de Jorge Lobo.
O TSE ainda não divulgou os nomes dos novos vereadores. Eles foram eleitos a partir do recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. Na época da cassação, o PDT da Bahia informou que anunciou a intervenção no diretório municipal do partido em Uauá após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral .
Fonte: G1.com.br/bahia