in

Eleitores podem simular votação em página especial do TSE

Os eleitores já podem simular como será a votação deste ano em uma página especial no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para simular o voto, é preciso acessar o site do TSE.

Em seguida, clicar na aba “Eleitor e Eleições”, no canto superior da tela, e selecionar, na coluna da direita, o item “Eleições 2022”.

A partir daí, abrirá uma página com uma série de itens relacionados às eleições deste ano. O último item é o “Simulador de votação”. Ao clicar nesse item, abrirá a página especial do TSE para o simulador.

Na página, estarão disponíveis para o eleitor receberá algumas opções, entre as quais “2022 Eleições Gerais (Brasil)”.

Se escolher o primeiro turno, por exemplo, o eleitor poderá:

  • Escolher se quer receber as instruções por áudio;
  • Votar para deputado federal; são quatro números (cinco ‘partidos’ poderão ser votados: Esportes, Ritmos Musicais, Profissões, Festas Populares, Folclore);
  • Votar para deputado estadual; são cinco números (mesmos partidos podem ser votados);
  • Votar para senador; são três números (mesmos partidos);
  • Votar para governador; são dois números (mesmos partidos);
  • Votar para presidente; são dois números (mesmos partidos).

 

Em todos os casos, o eleitor precisa clicar na tecla verde com a palavra “Confirma”.

Fonte: G1.globo.com

Jornal Nacional entrevista Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência da República

TSE cassa o mandato de quatro vereadores do município de Macaúbas por utilização de candidatura femininaO Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através do ministro Mauro Campbell, decidiu pela cassação dos mandatos de quatro vereadores do município baiano de Macaúbas, no Sudoeste do estado, por suspeita de uso de candidaturas femininas nas eleições de 2020. Os edis Ricardo Azevedo Longa, Rosenilto Defensor Santana, Marcelo Antônio Nogueira e Jurandi de Souza Amaral, todos do antigo DEM, são os atingidos pela punição de perda de mandato pelo partido, que foi acusado de usar três mulheres para o pleito, uma delas sendo esposa de um vereador, e sequer fazer campanha, conforme a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije). Campbell ainda declarou a inelegibilidade de José Bonfim, que é presidente do União Brasil no município, e das candidatas Atalita Silva Sutério, Margarida dos Santos Nogueira e Maria Alves de Oliveira. bem como o recalculo dos quocientes eleitoral e partidário.