Nove cidades baianas estão em situação de emergência por causa da chuva que atingiu o Estado desde o início de novembro, segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) nesta quarta-feira (30).
As cidades em situação de emergência são: Baixa Grande, Itabuna, Santa Cruz Cabrália, Cícero Dantas, Ibicuí, Itambé, Prado, Vereda e Nova Viçosa. Ao todo, 24 municípios foram afetados pela chuva.
Além disso, 3.596 pessoas estão desalojadas, 332 desabrigadas e outras 51.524 foram afetadas de alguma forma pelo desastre, conforme dados municipais enviados à Sudec.
Ibotirama, no oeste da Bahia, foi a cidade brasileira que mais registrou chuva na terça-feira (29), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na terça-feira, a Sudec já havia divulgado um boletim sobre a situação nas cidades afetadas pela chuva.
A Defesa Civil da Bahia ainda informou que uma equipe técnica foi deslocada para vistoriar os municípios de Itamaraju, Prado e Teixeira de Freitas, no extremo sul. O objetivo é fazer um levantamento preliminar das demandas locais, além de fornecer suporte e desenvolver ações de resposta imediata.
Confira os municípios afetados pela chuva na Bahia:
- Aiquara
- Baixa Grande
- Belo Campo
- Caravelas
- Catu
- Cícero Dantas
- Floresta Azul
- Ibicaraí
- Ibicuí
- Ibotirama
- Inhambupe
- Itabuna
- Itamaraju
- Itambé
- Itanhém
- Maragojipe
- Marcionílio Souza
- Medeiros Neto
- Nova Viçosa
- Prado
- Santa Cruz Cabrália
- Teixeira de Freitas
- Vereda
- Wenceslau Guimarães
Fontes: G1/Bahia/ Politica Livre