Foto: Romildo de Jesus
Por Quézia Silva
Dias quentes, muito calor, sol de rachar e praias cheias é sinônimo de verão em Salvador. A capital baiana é uma das mais desejadas cidades do país para passar as férias. Tendo em sua composição as mais belas praias e pontos turísticos que são verdadeiros cartões postais, a cidade mostra sua vivacidade durante esta época. Se passar uma tarde em Itapuã é bom, passar o dia no Farol da Barra é ainda melhor. Pé na areia e água de coco é tudo que os baianos e os turistas mais gostam.
Logo mais o verão se despede da capital baiana, mas ontem (19), no Porto e no Farol da Barra ainda tinha muita gente circulando pelo calçadão. A pé, de bicicleta, correndo, sozinho, em dupla ou de galera, o importante era aproveitar ao máximo o último domingo de verão em Salvador. Tomando um fôlego após uma boa pedalada pela orla da Barra estava Alexnaldo Fábio de 50 anos. Ele confessou que não conseguiu desfrutar muito da estação mais quente do ano, mas estava se despedindo do verão de forma saudável. “O último dia de verão está sendo bom. Hoje vim dar uma pedalada, mas depois vou para casa. Geralmente eu pedalo em Itapuã também, onde tiver galera eu vou”, afirmou o ciclista.
Dentre os muitos turistas que estavam no Farol da Barra, Lúbia, Ludmilla e Luana, mãe e filhas aproveitaram para comprar lembranças para levar para o Rio de Janeiro. Luana Correia, que é cinegrafista, estava pela primeira vez passeando na capital baiana. Ela conta o que está achando do local e revela a programação do último dia de verão. “Estou amando aqui! Estou achando o povo muito carismático, educado e receptivo. Chegamos ontem e já fomos no Pelourinho, Mercado Modelo, no Elevador Lacerda e fomos em Santo Antônio Além do Carmo. Hoje, se der tempo, vamos à praia do Rio Vermelho e à Igreja do Bonfim”, disse.
Folhas caindo, vento fresco e chuva são as características mais marcantes da nova estação. Hoje, exatamente às 18h24 terá início o outono. Salvador é uma cidade típica do verão, pela quantidade de equipamentos públicos de lazer, como parques, praças, além das praias que se tem. Mesmo assim, tem muito soteropolitano que ama um friozinho para dar uma amenizada no calorão que tem feito nos últimos dias. Por outro lado, a chegada da estação fria e chuvosa atrapalha muita gente.
A baiana, Ana Cristina, de 52 anos, e que há 20 vende porções de acarajé na praia do Porto da Barra, conta que mesmo no verão já sentia as vendas caírem. “Esse ano não foi muito bom não. A chuva [de verão] atrapalhou um pouco. Depois do carnaval até que melhorou, deu vendas. Hoje eu pretendo ficar por aqui mesmo, não vou curtir não. No outono eu não consigo vender muito devido às chuvas e a maré também sobe muito”, declarou.
O calor humano que foi marca registrada nas festas populares e principalmente no carnaval, vai fazer falta pra muita gente. Mas a lembrança irá aquecer os corações de muitos baianos e turistas. A alegria estampada no rosto, o colorido nas roupas das pessoas e a energia de cada um vai ficar registrado na memória e nas fotografias de quem visitou Salvador durante o verão. Doris Pitanga resolveu encerrar a estação mais quente do ano com chave de ouro. “Hoje eu vim aqui tirar umas fotos de uma exposição. Depois vou tomar uma cervejinha que eu gosto, vou aproveitar o último dia de verão assim”, concluiu.
Tribuna da Bahia