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Dia da Terra: se o planeta fosse uma empresa, ela estaria quebrada

 

Se a Terra fosse uma ‘empresa’ ela teria bilhões de anos, e, mesmo com 8 bilhões de consumidores, estaria apresentando os piores resultados possíveis. Enquadrar nosso planeta nessa lógica empresarial é a aposta da nova ação do Pacto Global da ONU. Para tal, a ação criou um site, que simula o valor das ações da Terra, de acordo com as últimas notícias do planeta.

O gráfico em queda preocupante reúne os indicadores como aumento de CO2 na atmosfera, condenação de ativistas ambientais, eventos extremos, como tornados, e afrouxamento de políticas ambientais. Basta um simples olhar no gráfico para constatar que a Terra vem sendo mal administrada enquanto ‘patrimônio’.

“Neste contexto, a desigualdade social é traduzida para má distribuição dos dividendos. Já o desmatamento, a poluição de rios e a perda de biodiversidade se traduzem na má gestão dos seus ativos e patrimônio”, diz Ana Urquiza, gerente de marketing do Pacto Global da ONU no Brasil.

A Terra está falida, e agora? O IPO TERR4 será apresentado pela primeira vez no Dia da Terra em 22 de abril e fará abertura da B3 em 26 de abril, na clássica cerimônia de “ring the bell” na B3, que terá transmissão ao vivo, e será apresentada por Raull Santiago, conselheiro da Anistia Internacional do Brasil e da RAPS (Rede de Ação Política e Sustentabilidade), e por Beta Boechat, integrante do Conselho .

Já Boechat acredita que essa é uma forma de modernizar a narrativa de um mundo mais justo e sustentável. “Nesse sentido, olhar para a Terra como uma empresa é uma ótima alegoria em um momento em que o empreendedorismo está tão em alta. Assim como nossa casa, nossa empresa, precisa de cuidado, planejamento, ajuste e acompanhamento através de dados”, diz a integrante do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU.

Além da simulação de bolsa de valores que chama a atenção, o objetivo da campanha é engajar empresas e lideranças para que tomem ações em prol da agenda de direitos humanos, meio ambiente e anticorrupção. A campanha alerta para o que vai mal, mas lembra que o planeta tem um gr.potencial e os ‘acionistas’ interessados devem investir para reverter a situação – fazendo uma chamada para que as empresas se engajem e façam a adesão ao Pacto Global.

Como as empresas podem fazer parte do Pacto Global? O Pacto Global existe desde 2000 e visa engajar empresas para que se alinhem às estratégias e operações dos 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. O foco é que as companhias desenvolvam ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios do planeta. As empresas interessadas podem acessar a seção ‘Como aderir’ e conferir o passo a passo necessário para a adesão ao Pacto Global.

 

 

 

 

 

 

 

Giacomo Vicenzo

De Ecoa, Em São Paulo

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