Não seria nenhum tipo de absurdo afirmado, que todos nós já usamos alguém que um dia sonhou em ser aprovado em um concurso público. Embora os concursos já existam no nosso país há bastante tempo, a procura por estes tipos de exames vem aumentando significativamente nos últimos anos, por meio dos chamados “concurseiros”.
E quem se dedica exclusivamente a concursos, já conhece muito bem os moldes que estes certos costumam ter. Mas, atualmente o governo federal brasileiro estuda a implementação de uma mudança que pode mudar completamente o uso dos concursos. Entenda melhor sobre o que se trata no texto a seguir.
Os concursos públicos vão acabar?
Como já fomos capazes de indicar previamente em parágrafos anteriores, os cidadãos brasileiros já possuem bastante familiaridade com os concursos públicos. Desde às vantagens de realizá-lo, aos modelos das provas, não seria exagero assumir que a maior parcela da população brasileira consegue ter uma ideia de como operar um concurso público.
Entretanto, se você também acha que possui noções suficientes a respeito de um concurso, abandone esta ideia imediatamente. Uma transformação imensa que o governo pretende implementar, deve acabar com os concursos públicos como compreendemos.
Agora, o mais novo Governo Lula está levantando discussões a respeito de inserir novas modificações nas normas utilizadas por concursos públicos. De acordo com fontes próximas ao presidente, é possível que a mudança nas regras passe a incluir novos instrumentos e etapas na avaliação dos candidatos de um determinado concurso. Além disso, o governo irá estudar a possibilidade de consentir que os candidatos possam se utilizar de tecnologia em uma ou mais etapas de um certo.
Por enquanto, parece que a intenção do governo federal é que estas medidas possam tornar os concursos mais acessíveis aos cidadãos brasileiros. Assim, seríamos capazes de notar um aumento na competição destes exames e conseguir com que os melhores candidatos para a posição fossem de fato selecionados.
Entenda mais sobre a proposta do governo
De antemão, é importante notar que já existe um Projeto de Lei (PL) em trâmite atualmente a respeito das mudanças que mencionamos acima. A PL que pode transformar a maneira como os concursos funcionam no nosso país, já teve a sua aprovação na Câmara dos Deputados e está hoje em dia aguardando sanção do nosso Senado Federal.
Além disso, é importante enfatizar novamente, que as discussões a respeito dessas mudanças já acontecem a todo vapor em nosso governo. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, já pretende tocar o projeto a curto prazo, com a inclusão de uma nova regra de vagas para cotistas.
Sendo assim, se tratando especificamente deste assunto, a intenção do governo não é modificar completamente os recursos já existentes para este tipo de processo seletivo. E sim, fornecer melhor amparo e conhecimento em questões que constantemente se tornam problemas de julgamento; como a autodeclaração racial de candidatos. Concurseiros de todo o Brasil, devem ficar ligados para as próximas possíveis mudanças.