Lampião nasceu no finalzinho do século XIX, em Serra Talhada, no sertão de Pernambuco. Terceiro filho de José Ferreira dos Santos e Maria Sucena da Purificação, era alfabetizado e até os 21 anos de idade trabalhou como artesão, além de ajudar na pequena fazenda do pai, cuidando dos animais.
Até que seu pai foi assassinado pela polícia por conta de uma briga por terras, que envolvia roubo de animais, e sua mãe também acaba falecendo por conta dos problemas causados pelas desavenças com os donos de terras vizinhas e as mudanças de casa da família Ferreira. Esse fato traumatizou Lampião, influenciando a sua entrada no cangaço, na busca por vingança, junto com dois de seus irmãos.
Lampião liderou o bando contra a ditadura dos coronéis por mais de 20 anos. Ao lado de sua companheira, Maria Bonita (primeira mulher a integrar o bando), roubava de ricos e enfrentava a polícia, espalhando o medo por onde passava. Com um bando formado, os justiceiros invadiam as fazendas, saqueavam os comerciantes e distribuíam para os mais pobres uma parte do que recolhiam.
Em fins do ano de 1922 Lampião e seus aliados foram fotografados na Fazenda Pedra localizada no município paraibano de Princesa (Paraíba), atual Princesa Isabel, pelo popular Genésio Gonçalves de Lima, pouco tempo depois de ter assumido a liderança do bando herdada do ex-chefe Sinhô Pereira, que por motivo de saúde se viu obrigado a abandonar o cangaço.
Na fotografia estão os cangaceiros:
01 – Antônio Ferreira vulgo Esperança (Irmão de Lampião).
02 – Virgolino Ferreira da Silva vulgo Lampião.
03 – Antônio Rosa vulgo Antônio do Gelo.
04 – Tiburtino Inácio de Souza vulgo Gavião (Primeiro).
05 – José Terto Pereira Brasil ou José Pereira Terto ou ainda Joaquim Araújo da Silva (Nome adotado pós-cangaço) Cajueiro (Primeiro).
06 – José de Souza Ferraz vulgo Baliza.
07 – Antônio Saturnino.
08 – João de Souza Ferraz vulgo Criança I.
09 – Desconhecido.
10 – Desconhecido.
11 – Antônio Augusto Feitosa (Antônio Bagaço) vulgo Meia-Noite (Primeiro).
12 – Chá Preto.
13 – Nezinho Leogivildo.
14 – Salú Leogivildo.
15 – Zéca Leogivildo.
16 – Graveto.
17 – Livino Ferreira da Silva vulgo Vassoura (Irmão de Lampião).
Texto: Geraldo Antônio de Souza Júnior – Criador e administrador do canal Cangaçologia.