São João em Amargosa atrai multidão. Crédito: Divulgação Prefeitura de Amargosa
in

Veja os dez destinos mais disputados para aproveitar as festas juninas na Bahia

Cidades do interior baiano se preparam com comidas típicas, forró e atrações locais e nacionais

Considerada a segunda festa mais importante da Bahia, o São João costuma arrastar a maioria dos baianos para o interior. Embora haja celebração em alguns bairros de Salvador, a grande concentração é mesmo nos mais de 300 municípios que costumam realizar festa junina. Se você está pensando em encarar a estrada, que costuma ficar movimentadíssima nesta época do ano, é bom se preparar com antecedência porque na maioria destes lugares a rede hoteleira não é das maiores – o que leva boa parte dos visitantes a alugar casas para curtir os festejos juninos. Pensando em facilitar sua escolha, elencamos aqui os 10 destinos mais procurados para aproveitar a festa. São eles: Amargosa, Candeias, Cruz das Almas, Ibicuí, Lençóis, Mucugê, Serrinha, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. Confira:

Amargosa/ @saojoaodeamargosa

 A distância é de cerca de 240 km de Salvador até Amargosa, um dos municípios baianos mais tradicionais quando o assunto é festa junina. Por lá, o espaço montado pela prefeitura na Cidade Jardim espera um público de 100 mil pessoas por noite entre os dias 22 e 25 deste mês. A grande concentração é na Praça do Bosque, onde artistas e bandas como Nattanzinho (22/6), Dorgival Dantas e Pablo (23/6), Iguinho e Lulinha (24/6). Mastruz com Leite e Mari Fernandes (25/6), dentre outros, farão com que os festeiros arrastem o pé no salão. Como tem experiência na realização da festa, a cidade costuma estar preparada para receber o visitante. De acordo com a prefeitura, o volume de negócios gerado neste período é R$ 20 milhões. Além dos dois palcos, a festa também conta com praça de alimentação, vila junina, banheiros químicos e policiamento 24h, somando um investimento de cerca de R$ 4 milhões.

Candeias/  @prefcandeias

Município que integra a Região Metropolitana de Salvador, Candeias é um daqueles lugares que dá para fazer o bate e volta para curtir as diversas atrações que se apresentarão pelo Arraiá do Aconchego montado pela prefeitura local. Na grade de atrações estarão nomes como João Gomes e Calcinha Preta (22/6), Bell Marques e Wesley Safadão (23/6) com o seu repertório junino, a dupla Maiara e Maraísa e Leo Santana (24/6) e Bruno e Marrone (25/6). Para quem prefere aquele forró mais romântico, uma das opções é o cantor Flávio José, que também se apresenta no dia 25. Distante apenas 50 km da capital baiana, a festa acontecerá no Centro de Abastecimento da cidade, numa área de cerca de 10 mil m², com amplo estacionamento e contará com um segundo palco para reduzir os intervalos entre cada apresentação. O acesso é gratuito, e os shows começam a partir das 19h.

Cruz das Almas/ @saojoao_de_cruzdasalmas

Foi pela sua famosa Guerra de Espadas, hoje proibida, que o São João de Cruz das Almas ganhou respeito e virou tradição. Este ano, o município, distante 151 km da capital baiana, investe em atrações nacionais e monta uma grande estrutura para misturar os visitantes a moradores locais e, juntos, curtirem a programação principal do festejo que acontece no Circuito Luiz Gonzaga, onde são realizados ainda no mesmo período a Vila Artesã e a Feira da Agricultura Familiar. Já no centro da cidade, o público conta ainda com o Circuito Alternativo Oton Silva, palco de apresentação de bandas locais instalado na Praça Senador Temístocles. De 21 a 25 de junho, passarão pelo município Estakazero (21), Xand Avião e Vitor Fernandes (22), Solange Almeida, Danniel Vieira e Wesley Safadão (23), Limão com Mel, Bruno e Marrone e Bell Marques (24). Na última noite (25), quem se apresenta por lá é Adelmario Coelho, Unha Pintada e João Gomes.

 Ibicuí/ @saojoaodeibicui

Simone Mendes se emociona e cai no choro durante programa da Globo

Veja por que estampa xadrez, chapéu e bota viraram roupa junina