in

O frio chegou em Morro do Chapéu, conhecida como a Suíça Brasileira pelo clima; mínimas podem variar entre 10°C a 21°C

O frio chegou à terra querida de Morro do Chapéu no Piemonte da Chapada Diamantina, com 1.293 metros de altitude, sendo considerada a “Suíça Brasileira”. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Climatempo, a previsão indica temperaturas mínimas que podem variar de 10°C a 21°C podendo até cair para 7°C.

Entramos na temporada de inverno no Hemisfério Sul. Desde o último dia 21 de junho, e até 21 de setembro, os dias são marcados por uma menor duração da luz do sol. Em consequência, um tempo mais gelado. E neste ano, devido a uma série de fatores, o inverno já é considerado um dos mais rigorosos dos últimos tempos.

Morro do Chapéu é a 2ª cidade mais gelada do Nordeste, muito procurada pelo clima agradável e pelas trilhas de exploração em suas áreas de serra. As temperaturas na região ficam na média de 10ºC durante o inverno, mas já atingiram recordes de 7,2ºC.

 A cidade fica ainda mais charmosa durante o inverno, é muito bonita e também muito acolhedora, pela manhã costuma nevoar e também nas madrugadas, as praças são lindas e tem uma que já virou cartão postal da Bahia que é a praça Porto Cristal, para os íntimos, Praça do Disco Voador que é réplica de uma espaçonave, com réplicas dos ETs, que representam aspectos da cidade, que ganhou a alcunha de “capital dos discos voadores”.

Morro do Chapéu tem chamado atenção também pelo bom vinho, vale a pena conhecer os produtos da Vinícola Vaz, que chegou a ter espumantes premiados na 9ª edição da Grande Prova de Vinhos do Brasil.

Outra sugestão é conhecer o trabalho da Vinícola Santa Maria — que acabou de lançou um varietal de Malbec chamado Capão. A Reconvexo, por sua vez, já tem diversos rótulos para venda — tanto de uvas de mesa quanto finas. Somente a primeira e a última têm alguma estrutura enoturística.

Aproveite e procure, também, as queijarias artesanais locais: empresas como Queijos da Gurgalha produzem queijos inspirados nas melhores receitas europeias. E para finalizar a tábua de frios, conheça os embutidos da Sangue Latino Charcutaria Sabor Latino que vem operando com três linhas que juntam somam mais de 30 produtos embutidos e defumados.

Conheça também os óleos essenciais naturais 100% puros, de plantas aromáticas e/ou medicinais cultivadas na região, para as áreas de aromaterapia, fitoterapia, farmacologia e cosméticos, contribuindo para a saúde e bem-estar das pessoas, de forma ambientalmente sustentável.

O entorno da cidade é rico em belezas naturais diversas, como a Cachoeira do Ferro Doido e a Gruta dos Brejões – e, ainda por cima, abriga uma das maiores concentrações de orquídeas do estado. Além disso, produz tomate, morango, rosa do deserto.

Em agosto tem Festival de Inverno na cidade, entre os dias 04 e 06 ,Iguinho e Lulinha, Naldinho, Edson Gomes, Jean Santana, Sandra de Sá, Thiago Aquino, Selva Branca, Marcia Felipe, Filhos de Jorge, Durval Lelys, Carinha dos Fluxos, Lordão, Luiz Caldas e Geraldo Azevedo são as atrações deste ano (2023), o festival aumenta o potencial turístico da cidade, movimentando, significativamente, a economia do município, além de uma excelente oportunidade para sentir a magia de Morro do Chapéu.

Brilhante Notícias

 

 

Prazo para inscrições no Sisu do 2º semestre acaba nesta quinta-feira

Vai pegar a estrada para o São João? Preste atenção nas dicas da PRF para fazer uma viagem tranquila e segura