Segundo caso de raiva em morcego é confirmado no interior da Bahia — Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
in

Segundo caso de raiva em morcego é confirmado em Feira de Santana, no interior da Bahia

Primeiro caso de raiva animal foi registrado no bairro Caseb, no dia 25 de agosto. Já o segundo, no bairro Gabriela.

O segundo caso de raiva em morcego neste ano em Feira de Santana, cidade que fica a 100 km de Salvador, foi confirmado pela gestão municipal na terça-feira (5). A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) também confirma esse segundo caso.

Segundo a Prefeitura de Feira de Santana, o animal foi encontrado no bairro Gabriela e a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve no local.

O primeiro caso de raiva animal em Feira de Santana foi registrado no dia 25 de agosto, em um morcego encontrado no bairro Caseb. O CCZ vacinou cães e gatos que vivem nas localidades, como medida para prevenir a disseminação da doença entre os animais domésticos e proteger a saúde dos moradores.

Caso um morcego morto seja encontrado em Feira de Santana, o morador é orientado a acionar imediatamente o Centro Municipal de Controle de Zoonoses pelo número (75) 9 9851-8583 para que o animal seja recolhido e submetido a exames para verificar se estava infectado com o vírus da raiva.

Se a pessoa for mordida por um cachorro ou gato, ela também deve ir ao setor da antirrábica, no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) para acompanhamento.

Vacinação antirrábica

 

Mesmo com o fim da campanha de vacinação antirrábica, a imunização continua sendo realizada nos bairros onde foram encontrados os animais infectados. A vacinação ocorrerá nos dias 11, 13 e 14 de setembro, das 9h às 14h.

No primeiro dia, as equipes vão atuar no posto de saúde Homero Figueiredo, no bairro Gabriela. No segundo, a imunização será no posto de saúde do Caseb II e o encerramento na Associação de Moradores do Caseb I.

A imunização dos animais também pode ser feita na sede do CCZ, localizada na avenida Eduardo Fróes da Mota.

g1

PRF realiza leilões virtuais com mais de 1,7 mil veículos na Bahia; veja como participar

Jerônimo comenta chances de intervenção federal na Segurança Pública e revela o que pode fazer caso precise