PM Alba Mattos. Crédito: Reprodução/Instagram
in

Após vídeo viral, policial baiana é denunciada por violar condutas da PM

PM diz que equipamentos devem ser divulgados apenas institucionalmente

Uma publicação da policial militar Alba Mattos mostrando detalhes do fardamento da PM gerou incômodo entre colegas de corporação. A policial, que tem mais de 35 mil seguidores, foi acusada de violar conduta da corporação. Ela é lotada em Itabuna, no sul da Bahia.

Na terça, Alba usou o Instagram para dizer que foi surpreendida ao ser informada que sua postagem feria as condutas estabelecidas pela Polícia Militar e que “ainda não sabe ao certo o que aconteceu”. Ela diz que acionou a assessoria jurídica para acompanhá-la.

“Continuarei aqui com a mesma conduta, prezando pela moral, pela ética e encorajando mulheres a quebrarem crenças limitantes impostas pela sociedade”, disse. Ela afirmou que voltará a falar quando souber “o que realmente aconteceu”.

A PM divulgou nota informando que a postagem em redes sociais por integrantes da corporação “é regulada por portaria” que é de conhecimento de todos os policiais.

A portaria regula a conduta sinalizando que a imagem da corporação pode ser negativamente impactada “com repercussão sobre o decoro da classe policial-militar, a segurança, representatividade, credibilidade, respeitabilidade e confiança pelos cidadãos a partir do uso do uniforme”.

A divulgação por parte de PMs fardados e com viaturas e outros equipamentos “deve ocorrer de forma institucional e não como autopromoção”, acrescenta.

Jornal Correio

Menina de 11 anos faz aborto legal após ser estuprada pelo padrasto

Onda de calor deve continuar na primavera, alerta Inpe