Em João Dourado, a ampliação do tanque de drenagem na Rua Nova vai além de uma obra de infraestrutura. Para os moradores, representa a concretização da dignidade após anos de sofrimento devido a inundações crônicas causadas pelas chuvas.
O município enfrentava um problema persistente com alagamentos, afetando várias ruas e causando prejuízos materiais e impactos inclusive na saúde mental dos moradores. Com um investimento de quase R$ 1,5 milhão, com recursos próprios, a gestão municipal administrada pelo prefeito Di Cardoso, tomou medidas inovadoras para resolver esse desafio.
A entrega do Tanque e da Praça aconteceu no último sábado (23), em uma cerimônia com a praça cheia, para comemorar um marco histórico no município. Além da vice-prefeita, secretários municipais, vereadores e a população em massa, a deputada estadual Fabíola Mansur também marcou presença.
A ampliação envolveu a desapropriação de casas e um projeto incluindo uma praça memorial em reconhecimento à importância da obra para a comunidade. O tanque passou de 74 mil litros para quase 1 milhão de litros, assegurando a segurança das famílias, mesmo em períodos de chuvas intensas.
A tecnologia empregada incluiu gabiões, essas estruturas de pedra permitem a drenagem das águas, garantindo durabilidade com suas telas de aço inoxidável revestidas de PVC.
“Antes, após as chuvas, os moradores com muita tristeza esperavam a água baixar para poder limpar as casas e torcer para estiar. Hoje, eles ficarão em paz, com segurança e após as chuvas poderão desfrutar de uma praça aconchegante e humanizada. É transformação demais! Me sinto orgulhoso por nossa gestão”, disse o prefeito Di Cardoso.
Assessoria de Comunicação | Prefeitura de João Dourado