Pacientes de câncer de pele do SUS vão ter acesso a um tratamento rápido, menos invasivo e criado pela USP. De baixo custo, o aparelho de terapia fotodinâmica consegue fazer o diagnóstico e o tratamento no mesmo dia. A incorporação já foi aprovada pelo Ministério da Saúde e deve estar disponível para os pacientes em 180 dias. A Lourdes Catarina de Húngaro gostou dos resultados do tratamento, que já é oferecido no setor privado. O tratamento é feito em duas sessões de iluminação feitas no mesmo dia e o paciente pode voltar para casa. No entanto, ele não atende a todos os tipos de câncer de pele, explica a médica Ana Gabriela Salvio. Uma das vantagens é que pode ser feita em ambulatório e é tão eficiente quanto a cirurgia, desde que bem indicada, diz a médica. Segundo a Conitec, comissão que avalia a introdução de novas tecnologias no sistema de saúde público, esse é o primeiro pedido de uma universidade para incorporar uma tecnologia no SUS. *Produção de Lucineia Marques
in

Tratamento menos invasivo para câncer de pele fica disponível no SUS

Aparelho de terapia fotodinâmica foi desenvolvido pela USP

Pacientes de câncer de pele do SUS vão ter acesso a um tratamento rápido, menos invasivo e criado pela USP. De baixo custo, o aparelho de terapia fotodinâmica consegue fazer o diagnóstico e o tratamento no mesmo dia.  

A incorporação já foi aprovada pelo Ministério da Saúde e deve estar disponível para os pacientes em 180 dias.

A Lourdes Catarina de Húngaro gostou dos resultados do tratamento, que já é oferecido no setor privado.

O tratamento é feito em duas sessões de iluminação feitas no mesmo dia e o paciente pode voltar para casa. No entanto, ele não atende a todos os tipos de câncer de pele, explica a médica Ana Gabriela Salvio.

Uma das vantagens é que pode ser feita em ambulatório e é tão eficiente quanto a cirurgia, desde que bem indicada, diz a médica.

Segundo a Conitec, comissão que avalia a introdução de novas tecnologias no sistema de saúde público, esse é o primeiro pedido de uma universidade para incorporar uma tecnologia no SUS.

 

*Produção de Lucineia Marques

Agência Brasil

Alcoólicos Anônimos completa 76 anos no Brasil

O que você precisa saber para fazer o Enem 2023