A Bahia registrou 1.273.467 raios entre os dias 1º e 7 de novembro. Os dados foram levantados pelo portal g1 com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo a publicação, de janeiro a novembro deste ano, 7.120.830 raios caíram em todo o estado, representando um percentual de 91,5% do total de 2022: 7.774.176 raios.
Ainda segundo o grupo, os dados não apontam registro de pessoas mortas por causa de raios na Bahia ou no Brasil neste ano. Dados da instituição apontam que, atualmente, morrem cerca de 113 pessoas vítimas de raios por ano no Brasil. A título de comparação, a cada 50 mortes por raios no mundo, uma é brasileira.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
O volume dessas descargas elétricas aumentam durante o verão, quando chega a temporada de raios no Brasil. Neste ano, a expectativa é de que o número de raios supere o total de 2022.
Probabilidade e prevenção
Do ponto de vista do risco de acidentes, a probabilidade de alguém morrer atingido por um raio é de 0,8 por 1 milhão por ano no Brasil, mas ela pode aumentar para a ordem de 1 para 1.000, dependendo de onde a pessoa está e o que está fazendo durante uma tempestade.
Por isso, é preciso saber o que fazer e o que evitar quando se escuta um trovão, que é o barulho característico de um raio. De acordo com o Elat/Inpe, 80% dos casos de morte provocada por raios podem ser evitados se as pessoas souberem como se proteger.
Saiba quais as orientações de segurança:
– Ao ar livre, sempre mantenha uma distância segura da rede elétrica, independente se estiver chovendo ou não;
– Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;
– Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;
– Desconecte das tomadas, com segurança e sempre pelo plug, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;
– Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o 116 da Neoenergia Coelba;
– Não pratique atividades de agropecuária ao ar livre durante tempestades pois esta é a circunstância mais vulnerável durante uma tempestade com raios;
– Afaste-se de carros e tratores e não ande de moto, bicicletas nem fique ao lado de transportes em geral;
– Evite ficar em lugares abertos como praias, campos de futebol, embaixo de árvores ou perto de cercas;
– Evite tocar em objetos que conduzem eletricidades, tais como celular conectado ao carregador, telefone com fio e objetos metálicos grandes;
– Não se abrigue em locais abertos como sacadas, varandas, toldos, deques, etc.
– Opção segura de abrigo, caso esteja na rua: busque um veículo fechado e fique dentro dele, com as portas e janelas fechadas, sem encostar-se à lataria até a tempestade passar.
* Por Matheus Simoni. Foto: Neoenergia Coelba/Divulgação.