A capital baiana vai receber o novo presídio federal do Brasil. A informação foi divulgada pelo CNN. O local vai abrigar líderes de facções criminosas no estado.
Os governos estadual e federal entraram em um acordo desde o mês de outubro para construir a cadeia pública na cidade de Salvador.
Atualmente, o Brasil tem presídios federais em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília (DF), que completou cinco anos no mês passado.
“Essa [unidade] vai ter junto dela uma estrutura de treinamento. As partes teórica e prática estarão juntas. Não somos iguais as outras forças. A gente precisa da unidade. Lá que se entende o protocolo do dia a dia. E terá dormitório. É diferente de tudo que já foi feito até hoje. A estrutura será diferente”, explica o secretário da Senappen, Rafael Velasco à CNN.
O bairro e local exato para receber a construção ainda não foi definido e divulgado. Já o começo da construção ainda não foi previsto. O início das obras depende de licitação.
O enxoval é composto por duas camisetas de manga curta e longa, calça, agasalho, tênis, sapato, lençol, toalha, travesseiro e meias. No kit de higiene, há sabonete, desodorante, escova, creme dental, papel higiênico e produtos de limpeza.
A rotina alimentar do prisioneiro é formada por seis refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
Durante o período em que o interno permanece em um presídio federal, o Estado controla o que chega ao preso e nenhum contato externo ocorre sem permissão ou fora do cumprimento dos protocolos e procedimentos de segurança.
CNN