Luiz Fernando Andrade completa 80 anos nesta quinta-feira (29) e diz que só celebra a data em anos bissextos. Conheça história do contador aposentado que é divorciado, pai de duas filhas e gosta de jogar dominó.
Por Rafaela Paixão, g1 BA
Já imaginou fazer aniversário apenas de quatro em quatro anos? Para o aposentado baiano Luiz Fernando Andrade, os nascidos no dia 29 de fevereiro ficam mais velhos apenas nestas datas.
Ele completa 80 anos nesta quinta-feira (29) e aproveitou para brincar sobre o fato de só fazer aniversário em anos bissextos.
“Este ano não estou só completando 80 anos de vida, hoje é o meu 20° aniversário”, disse.
Pai de duas filhas e divorciado, o aposentado se divide entre o município de Alagoinhas, a cerca de 120 km de Salvador, e o distrito de Barra do Itariri, no município de Conde, localizado no litoral norte do estado. Lá ele costuma pescar e curtir o encontro do rio com o mar. [Veja na foto abaixo]
Em entrevista ao g1, Luiz Fernando disse que vai celebrar os 80 anos de vida com um “festão” para familiares e amigos na residência dele, na Barra do Itariri.
O cardápio da festa, que terá cerca de 100 convidados, vai contar com feijoada e churrasco. A celebração será nesta quinta-feira.
“Gastei até o cabelo da cabeça para fazer esse aniversário”, brincou.
A servidora pública Vanessa Andrade, filha mais nova de Luiz Fernando, disse estar muito feliz em celebrar a data especial com o pai, e lamentou só poder festejar de quatro em quatro anos.
“Infelizmente nós só podemos comemorar essa data com ele nos anos em que temos o dia 29 de fevereiro no calendário, mas este ano é especial por ser 80 anos . Temos que aproveitar para celebrar mais um ano ao lado dele”, disse Vanessa.
Para a bancária Mayara Andrade, a outra filha de Luiz Fernando, além de mais um ano de vida do pai, essa comemoração de aniversário celebra a superação de obstáculos e adversidades.
“Unir esse dia com a oportunidade de celebrar 8 décadas de vida é sensacional, ainda mais depois dos últimos tempos que passamos com a pandemia [da Covid-19] e incidência de enfermidades que não deram oportunidade a muitos outros de ter a mesma chance de aniversariar”, disse a bancária.
Luiz Fernando ao lado das filhas Vanessa (à esquerda) e Mayara (à direita) — Foto: Arquivo pessoal