Previsão de chuva para 1ª semana - 18 a 25 de março - Fonte: INMET.
in

Confira a previsão do Inmet para todo o Brasil até o dia 3 de abril

Nesta segunda-feira, 18 de março, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu e publicou o Informativo Meteorológico nº 10/2024, com a previsão do tempo para as próximas duas semanas. O documento também traz as condições observadas nos últimos 15 dias em todo o país.

Também nesta segunda, foi divulgado o prognóstico climático para o outono, que começa no Hemisfério Sul nesta quarta-feira (20), às 0h06. O documento foi elaborado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe).

Confirma a previsão por semana:

Previsão para a 1ª semana – de 18 a 25 de março

Na primeira, entre os dias 18 e 25 de março, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, que poderão ultrapassar 100 milímetros (tons em vermelho), especialmente no centro-norte do País, devido à combinação do calor e alta umidade, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que continua influenciando as instabilidades no extremo norte do Brasil, provocando chuvas intensas.

O Inmet destaca que monitora continuamente estas condições, e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos de tempo severo no portal.

Região Norte: são previstas pancadas de chuvas, com valores que podem superar os 100 milímetros (mm), principalmente em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Não estão descartadas a ocorrência pontual de chuvas mais intensas, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.

Região Nordeste: as chuvas deverão continuar especialmente no norte da região, onde os totais podem ficar em torno de 100 mm. Áreas dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará deverão registrar os maiores acumulados de chuva. No leste da região, as chuvas deverão ser menos intensas quando comparadas com a semana anterior, com valores em torno de 40 mm.

Região Centro-Oeste: as chuvas deverão ter um pouco mais de regularidade em parte da região durante a semana. Nos estados de Mato Grosso e em Goiás, os totais de chuva poderão ficar em torno de 70 mm. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul, a chuva deverá ser irregular, com total em torno de 40 mm.

Região Sudeste: a previsão indica maior total de chuva no estado do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo e no sul e Zona da Mata de Minas Gerais, com valores em torno de 80 mm. Pontualmente pode ser registrada chuva mais intensa, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas e, por isso, faz-se necessário o acompanhamento diário da previsão de tempo e dos avisos meteorológicos de tempo severo do Inmet.

Região Sul: terá temporais isolados especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O total de chuva pode ficar em torno de 80 mm.

Previsão para a 2ª semana – 26 de março a 3 de abril

Previsão de chuva para 2ª semana – 26 de março a 3 de abril – Fonte: NCEP/NOAA.

Na segunda semana, entre os dias 26 de março e 3 de abril de 2024. De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana poderá apresentar volumes de chuva maiores que 90 mm nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Região Norte: o período ainda será de muita chuva. São previstos acumulados maiores que 90 mm, mas principalmente, em áreas do Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins.

Região Nordeste: a previsão é de chuva que, localmente, pode ser forte e superar os 90 mm no centro-norte e em todo litoral leste da Região. Nas demais áreas, as chuvas deverão ser mais irregulares e de menor intensidade.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas pancadas de chuvas, mas que podem ser localmente fortes e superar os 80 mm. As chuvas deverão ser mais intensas nos estados de Mato Grosso e Goiás. Nas demais áreas, a previsão é de acumulados de chuvas menores, podendo ficar em torno de 30 mm.

Região Sul: a previsão é de chuva irregular, com totais que podem ficar em torno de 50 mm.

O Informativo Meteorológico nº 10/2024 com previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil podem ser conferidas no portal do Inmet.

Falta de justificativa põe em risco voto de 25 milhões nas eleições municipais de 2024

Justiça determina 10 dias para prefeito de Irecê prestar informações sobre processos licitatórios e contratos com recursos do FUNDEF