in

Com exames de DNA gratuitos, Defensoria da Bahia lança a campanha ‘Ação Cidadã Sou Pai Responsável’

Seabra e Irecê recebem a ação em parceria com a campanha nacional ‘Meu Pai Tem Nome’, em 15 de agosto.

Com o músico Carlinhos Brown como padrinho, a Defensoria Pública do Estado da Bahia lançou, nessa quarta-feira (7), a edição 2024 da Ação Cidadã Sou Pai Responsável.

“Será que eu sou um pai perfeito? Tenho essa dúvida todos os dias, nas conversas, no afazer, no carinho…”, comenta o padrinho da campanha, que reforça o fato da importância de se perguntar isso todos os dias. Embora não seja uma tarefa que a pessoa já nasça sabendo, Brown alivia: “Eles continuam aprendendo ao longo do tempo como ser pai. O amor já tem uma condução natural, você vai saber ser pai no olhar. Mas também é preciso responsabilidade”.

Com o mote “Viva no ritmo da emoção, seja um pai responsável”, a campanha conclama homens ao exercício da paternidade com responsabilidade, tanto financeira quanto emocional. Afinal, tão bom quanto ver o(a) filho(a) com todas as necessidades asseguradas, é vê-lo(a) feliz por ter ao lado a sua referência paterna.

Ao longo de agosto, haverá exibições na TV, além de posts nas redes sociais, outdoors e spots de rádio incentivando pessoas à paternidade responsável e divulgando os serviços da instituição.

A Ação Cidadã Sou Pai Responsável completa 17 anos em 2024, e já realizou mais de 26 mil exames de DNA gratuitos para investigação e reconhecimento de paternidade. Também oferece assistência jurídica e psicossocial às famílias, além de acordos e conciliações. Os exames DNA podem ser realizados durante todo o ano nas sedes da Defensoria, na capital e no interior, na Unidade Móvel de Atendimento, que percorre a Bahia levando os serviços da instituição; e também em alguns mutirões e itinerâncias que a DPE faz pelo estado.

De acordo com a Associação de Registradores de Pessoas Naturais da Bahia (Arpen/Bahia), mais de 12 mil bebês foram registrados sem o nome do pai entre agosto de 2022 e julho de 2023. Nossa ação chega ao seu 17º ano ajudando famílias a amenizar essa realidade e criando um ambiente em que as crianças tenham o direito à convivência familiar preservado.

Em agosto, são intensificadas as ações da campanha, momento em que a DPE/BA recebe mais demanda espontânea da população, que aumenta a procura pelo exame de DNA e pela regularização de paternidade. Este ano, a Defensoria mantém a parceria com grandes clubes de futebol baiano, Esporte Clube Bahia e Esporte Clube Vitória, e vai oferecer os serviços diretamente a torcedores, nas dependências da Arena Fonte Nova e no Barradão, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, conforme programação abaixo.

Sou Pai Responsável 

Para realizar o exame, é preciso levar RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento e, no caso dos recém-nascidos, a Declaração de Nascido Vivo. Quem mora em Salvador, pode marcar o atendimento através do Disque 129 ou 0800 071 3121; do agendamento online, através do site http://agenda.defensoria.ba.def.br/ ; do aplicativo Defensoria Bahia (Android); ou na Casa de Acesso à Justiça I da Defensoria Pública.

Já quem mora no interior do estado pode ir, pessoalmente, a uma das sedes da Instituição. Na Unidade Móvel, os exames são feitos de acordo com as visitas às cidades e o roteiro é divulgado no site www.defensoria.ba.def.br.

Em Seabra e Irecê, as unidades da Defensoria farão parte dessa campanha com a ação integrada para reconhecimento de paternidade, em parceria com a campanha nacional ‘Meu Pai Tem Nome’. O “Dia D” como está sendo chamada a ação ocorrerá no dia 15 de agosto nas duas cidades.

Seabra – 15/08 – 9h | Sede da DPE (Rua Paulo VI, nº 248, Centro)

Irecê – 15/08 – 8h | Sede da DPE (Rua Antônio Carlos Magalhães, nº 84, Centro)

Atenção: Necessário o comparecimento da mãe, da criança ou adolescente e do suposto pai.
Levar: RG, CPF, comprovante de residência ( luz, água ou contrato de aluguel) e certidão de nascimento do investigado.

Caso o suposto pai tenha falecido, deverá comparecer o suposto avô para menino e suposta avó para menina. A ação acontecerá por ordem de chegada.

A comarca de Seabra atende os municípios de Seabra, Ibitiara e Novo Horizonte.

Fonte: Defensoria Bahia | Foto ilustrativa de Hannah Nelson/Pexels

Nessa quinta (8) tem show do cantor Canindé em Morro do Chapéu

FGTS: veja como consultar o seu saldo e quem pode sacar os valores