Foto: SSP-BA/assessoria
in

Vingança? Homicídio em Morro do Chapéu, jovem morre vítima de disparos de arma de fogo

Na madrugada deste sábado (28) por volta das 00:50 a Gu recebeu ligação via funcional informando que na Rua Elicerio Barbosa, Bairro Pedra Grande, havia ocorrido disparos de arma de fogo contra Moisés Barros Lobo, de imediato a Gu de serviço juntamente com a Gu extra sob o comando do ST W Filho, deslocou até o local, onde no percurso foi identificado um celta, cor vermelha, placa policial JOK 6923, em alta velocidade, foi dada voz de parada e na abordagem foi identificado que o carro estava conduzindo a vítima para prestação de socorro. Os indivíduos a bordo do veículo, testemunhas 1 e 2, passaram informações sobre quem seria o autor, e mais dois elementos, vulgo Tonzinho e Guilherme, que após o evento político que ocorreu, foram para o endereço a acima beber, e que quando já estavam na casa perceberam a entrada de três indivíduos e um deles efetuou disparos contra a vítima, porém não souberam informar as características do veículo. A Gu empreendeu buscas pelas imediações bem como por toda cidade no intuito de capturar o autor porém até o momento sem êxito. Informo ainda que as Gu’s deslocaram até o hospital Maternidade São Vicente de Paula onde foi confirmado o óbito, e em contato com familiares os mesmos relataram que há cerca de um ano atrás houve uma briga com um dos indivíduos que estavam com o autor, vulgo Tonzinho e Guilherme, e que só se recordam dessa situação para uma possível vingança.

 

FONTE:GU de Serviço./7°BPM/IRECÊ

in

Caruru de Cosme e Damião é oficializado como Patrimônio Cultural da Bahia

Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira

No dia em que os santos gêmeos são homenageados, o Governo do Estado oficializa o Caruru de São Cosme e São Damião como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27). O ato de entrega do título será realizado pelo Secretário de Cultura Bruno Monteiro, às 13h, durante o I Seminário de Patrimônio Imaterial – Reconstruindo Memórias, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória.

Em plenária realizada no dia 19 de setembro, o Conselho Estadual de Cultura (CEC) aprovou por unanimidade o Registro Especial da Festa do Caruru de São Cosme e São Damião como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, a ser inscrito no Livro de Registro Especial dos Eventos e Celebrações e no Livro do Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer. Os estudos para o registro foram realizados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa).

O culto a São Cosme e Damião, os santos gêmeos da igreja católica, ganharam especial aspecto na cultura afro-brasileira e afro-baiana ao encontrarem correspondência com o culto aos Ibejis, divindades gêmeas das religiões afro-brasileiras. As celebrações acontecem no dia 27 de Setembro, com o tradicional caruru.

Na Bahia, há uma diversidade de modos como se apresenta o caruru, inclusive com a presença de sambas e rezas. Geralmente as famílias que cultuam os santos, possuem gêmeos e a festa se dá a partir de várias etapas para a sua realização, que ocorre de forma comunitária, com a participação das famílias e a celebração do rito que inclui, inclusive, práticas ritualísticas católicas e afro-brasileiras.

Fonte: Jornal Correio

 

Caruru de Cosme e Damião é oficializado como Patrimônio Cultural da Bahia

Candidato a vereador tem casa alvejada a tiros em Canarana