Os primeiros dias de G20 Social, evento paralelo que antecede a Cúpula do G20 – a reunião de líderes das 19 principais economias do planeta, foi marcado por um atrito entre a primeira-dama Janja da Silva e o bilionário Elon Musk.
No último sábado (16), enquanto fazia um discurso defendendo a necessidade de regulamentação das redes sociais, a primeira-dama se assustou com um barulho e chegou a se abaixar, como se estivesse se protegendo. Ela então disse: “Acho que é o Elon Musk!”.
Após se levantar, declarou: “Eu não tenho medo de você, inclusive… Fuck you, Elon Musk!”. O bilionário, por sua vez, usou as redes sociais para se posicionar (veja mais abaixo).
No mesmo discurso, Janja comentou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não pode comparecer no G20 por conta do atentado em Brasília. Duas explosões, em um intervalo de cerca de 20 segundos, ocorreram perto do STF, no início da noite de quarta-feira (13).
A gente convidou o ministro Alexandre de Moraes [mas ele não veio] por conta do que inacreditavelmente aconteceu em Brasília essa semana, e o bestão lá acabou se matando com fogo de artifício, mas, enfim… Incrível. A gente ri, mas é sério, gente, é sério. Olha só o que fazem as redes sociais na mente da pessoa.”
Elon Musk e Lula
Visando rebater o discurso de Janja, Elon Musk escreveu no X (antigo Twitter): “ Eles vão perder a próxima eleição”.
Com a polêmica, #Janja e #Primeira Dama entraram nos assuntos mais comentados do X no Brasil, somando mais de 50 mil menções até as 19h30. O bilionário teve ainda mais: #Elon Musk foi postado 318 mil vezes.