in

Chapada: Horto comunitário mobiliza ação de reflorestamento na comunidade Lagoa dos Patos em Palmeiras

A comunidade Lagoa dos Patos, localizada no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, participou de uma ação de reflorestamento ambiental neste mês de agosto em conjunto com o Horto Comunitário Vale Flora. Na ocasião, o grupo plantou mais de 200 mudas frutíferas e árvores nativas na escola municipal e nos quintais dos moradores.

O projeto foi viabilizado com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e financiado através de financiamento coletivo. A Comissão de Meio Ambiente do Vale do Capão, como também é conhecido o Horto, é uma associação comunitária que promove ações socioambientais na comunidade do Vale do Capão e em seu entorno.

Fundado em 1995, o Vale Flora surgiu das preocupações ambientais de um grupo de moradores, entre eles Seu Santinho, mestre griô e fitoterapeuta nativo da região. O Horto produz diversas mudas, húmus de minhoca e biofertilizantes. Além disso, possui um banco comunitário de sementes crioulas.

Sua missão é conscientizar as pessoas sobre os impactos construtivos e destrutivos resultantes da interação do indivíduo com o meio ambiente. Atualmente o Horto Comunitário Vale Flora conta somente com o apoio de voluntários e abre as portas para a comunidade e visitantes todos os sábados, das 9h às 13h.

Jacobina: Justiça determina que atendimento ao Planserv seja mantido

Chapada: Prefeito de Andaraí terá de ressarcir R$78 mil por irregularidades em doação de ambulância via consórcio