in

Chapada: Chuvas amenizam calor na região e enchem rios e cachoeiras; confira fotos e vídeos

Diferentes regiões da Bahia receberam chuvas nesses últimos dias, amenizando o calor e dando uma trégua em incêndios florestais, além de serem preciosas para o homem e mulher do campo. Na Chapada Diamantina, as águas que caíram esta semana deram para encher rios e cachoeiras, gerando um espetáculo de beleza natural para moradores e turistas que visitam a região. Municípios como Andaraí, Mucugê, Itaetê, Nova Redenção, Itaberaba, Lençóis, Palmeiras, Utinga, Wagner, Bonito, Boa Vista do Tupim entre outros ainda recebem a benção com atenção e entusiasmo.

“Foram chuvas boas para nossa região. Estamos contentes que os rios e cachoeiras estejam cheios neste período do ano. Tomara que o clima frio continue para que a Chapada Diamantina volte a florescer, estava muito quente, não aguentava mais tanto calor”, diz um internauta em contato com o Jornal da Chapada, nesta terça-feira (27). As chuvas trazem ainda mais beleza para as localidades, mas também é preciso muito cuidado e atenção para quem se arrisca a ir para as trilhas. Para o presidente dos Combatentes a Incêndios Florestais em Andaraí (Cifa), Homero Vieira, esse ano o tempo está sendo bom para a Chapada.

“As chuvas são preciosas. E nesse período é importante levar sempre agasalhos, além de botas antiderrapantes para as trilhas. Também é fundamental não armar barracas próximos aos córregos ou rios. Isso pode ser muito perigoso devido a trombas d’água. É preciso ter cuidado para não escorregar nas pedras ao caminhar em córregos ou rios. E sempre optar por andar com um guia experiente. Isso faz toda a diferença e garante segurança – principalmente em época de chuvas”, salienta Vieira, em entrevista ao Jornal da Chapada. Vídeos e fotos enviados ao site mostram alguns pontos turísticos cheios com as chuvas (confira no final do texto).

Tempo na Bahia
E o clima deve seguir frio nos próximos dias, conforme a previsão emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O tempo deve seguir com bastante nebulosidade e chuvas em todas as regiões do Estado. No entanto, as chuvas deverão ser mais frequentes na faixa centro-norte, onde poderão vir acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento. Nesta quarta-feira (28), por exemplo, a previsão é instável em toda a faixa leste da Bahia, com céu nublado a parcialmente nublado e chuvas a qualquer hora do dia. Nas demais áreas do Estado, céu parcialmente nublado e chuvas fracas ao longo do dia.

Já para a quinta-feira (29), na faixa litorânea do Estado, deve predominar céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas. No extremo oeste, há chances de pancadas de chuvas, sobretudo no início da tarde e decorrer da noite. Na faixa central, céu parcialmente nublado a claro e sem chuvas.

Chuvas em Salvador
Para a capital, a previsão é de continuidade de chuvas até a sexta-feira (30), de acordo com boletim emitido pela Codesal – Defesa Civil de Salvador. Chuvas fracas a moderadas ainda são esperadas a qualquer hora do dia, principalmente à noite segundo previsão 24 horas do boletim meteorológico. O fenômeno atmosférico provocado pela circulação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) continua intensificando o transporte de umidade do oceano em direção ao continente, favorecendo o aumento da nebulosidade.

Entre quarta-feira e quinta-feira ainda são esperadas pancadas de chuvas fracas e moderadas a qualquer hora do dia. Na sexta, o Sol deverá prevalecer, mas ainda poderão ocorrer chuvas fracas e isoladas a qualquer hora do dia. Os bairros que registraram maiores totais acumulados de chuvas em 24 horas (27/11), foram Palestina (37,8 mm), Nova Esperança (31,7 mm), Alto do Coqueirinho (27,2 mm) Nova Brasília (26,8 mm) e Mirante de Periperi (26,4 mm).

Jornal da Chapada

 

Por que mulheres vivem 9 anos a mais que homens na Bahia?

Vinícolas da Chapada e do Vale do São Francisco investem no enoturismo