A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (30) a segunda fase da Operação Pedra no Caminho, que apura indícios de corrupção em obras do trecho Norte do Rodoanel.
Nesta etapa, policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Salvador. Todos foram expedidos, a pedido da PF, pela 5ª Vara Criminal Federal de São Paulo.
Em junho do ano passado, na primeira fase da operação, 14 pessoas foram presas em São Paulo. Na época, o Ministério Público estimava superfaturamento nas obras do Rodoanel Norte da ordem de R$ 600 milhões.
De acordo com a PF, agora foram identificados indícios de fatos criminosos diferentes dos que estavam sendo investigados inicialmente, e um novo inquérito policial foi aberto. A identificação de novos elementos só foi possível depois da análise de documentos e depoimentos.
Nesta fase, são investigados os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, com penas de 2 a 12 anos de prisão.