in

Em greve, professores de universidades estaduais realizam protesto em Salvador

Professores de universidades estaduais, em greve desde terça-feira (9), realizam uma manifestação na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Shopping da Bahia, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (11).

Alem dos professores, o ato tem participação de estudantes e servidores técnicos, e teve início por volta das 9h. Os manifestantes ficaram por cerca de 2h em uma praça , sem atrapalhar o trânsito, exibindo placas, cartazes, fazendo discursos e gritando palavras de ordem.

Por volta das 11h, os manifestantes ocuparam as faixas da avenida, interrompendo trânsito de veículos. Eles seguem sentido Av. Magalhães Neto.

Entre outras reivindicações, a categoria pede aumento de investimento nas instituições de ensino, reposição salarial e promoções.

O protesto desta quinta tem como objetivo informar à população sobre o motivo pelo qual os professores entraram em greve, além de alertar sobre a falta de investimentos para a educação.

Desde 9 de abril, os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) entraram em greve.

De acordo com as associações dos docentes das universidades, a paralisação foi aprovada em assembleia, realizada na última semana. Diante da suspensão das atividades, os estudantes estão sem aula nos campi das três instituições estaduais.

Tainã Mamede, professora de Geociências da Uefs, diz que os professores estão lutando pela educação.

“Nós estamos defendendo a greve dos docentes, que tem uma pauta longa de reivindicações. Estamos no quarto dia de greve, realizando esse ato por uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirmou.

Gabriel Santana, estudante de historia, Uefs, participa do ato e diz que os alunos apoiam a mobilização dos professores.

“A gente, como estudante, tenta trazer as pautas do nosso curso. Há precarização com a falta de professores, problemas na estrutura da universidade. Também são motivos que trouxeram a gente aqui hoje”.

G1/Bahia

Lauro de Freitas: Professores cobram dívida judicial do Fundef

Governo anuncia 13º do Bolsa Família; MP será publicada ‘a tempo’ de pagar, diz ministro